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CaPPa - Trabalhos de Conclusão de Curso - TCCs (2018-2)

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DEFENDIDAS EM 2018-2

 

Título: O valor de marca e a representatividade LGBTQI+ na mídia: um estudo de caso das estratégias de comunicação da Skol

Autor: Álvaro Antonio Monti Penna

Orientador: Pedro Simon Gonçalves

Banca: Marina Roriz e João Batista

Resumo: O presente trabalho analisa as estratégias de comunicação da marca Skol, retratando seu reposicionamento de mercado a fim de maior inclusão de um público marginalizado na sua comunicação, no caso desta pesquisa o recorte é: o grupo LGBTQI+. Foi realizada a conceituação de identidade, com suas múltiplas faces, segundo autores dos estudos culturais. Além de ser também analisada a aparição deste público na comunicação de grandes marcas conhecidas. Uma introdução mercadológica para compreensão de branding, posicionamento de marca, segmentação de mercado, e, principalmente, de valor da marca, também é foco do trabalho. O histórico da marca Skol, com a evolução de sua comunicação até os dias atuais também e apresentado na monografia, seguido por uma pesquisa quantitativa sem representatividade estatística desenvolvida por meio de questionário online, que leva em consideração todos os outros capítulos para sua execução. Palavras-chave: Estratégias de comunicação. Skol. LGBTQI+. Identidade. Sexualidade. Representatividade. Valor de marca.

Palavras-chave: Estratégias de comunicação. Skol. LGBTQI+. Identidade. Sexualidade. Representatividade. Valor de marca.

 

 

Título: Infância e YouTube: comunicação e cultura no ciberespaço

Autora: Ana Júlia de Freitas Carrijo

Orientadora: Lara Lima Satler

Banca: Rodrigo Cássio Oliveira e Rosana Ribeiro Borges

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que modo está articulado o processo comunicativo que envolve crianças e YouTube na contemporaneidade. Para tanto, ancora seu pensamento na teoria das mediações de Jesús Martín-Barbero e investiga os desdobramentos da relação entre sujeito e meio sob o viés da cultura. As metodologias utilizadas neste estudo são a pesquisa bibliográfica, a análise de imagem e som e o grupo focal. Constatou-se que os usos sociais do YouTube propiciam a consolidação de um entretenimento baseado em uma relação de proximidade entre usuários da web e produtores de conteúdo, de modo que a performance de youtubers é construída sob o argumento da autenticidade.

Palavras-chave: Mediações. Público infantil. Youtubers. Proximidade. Performance.

 

 

Título: Análise narrativa Pre Roll: a reestruturação da forma tradicional da produção audiovisual publicitária

Autor: Elivelton Pereira Félix

Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos

Banca: Thalita Sasse Fróes e Rodrigo Cássio Oliveira

Resumo: A velocidade e o tempo são questões/desafios que a pós-modernidade impulsiona para dentro da produção audiovisual publicitária. Prova disso é o surgimento de um novo formato narrativo, nativo da revolução digital: o anúncio pre roll. O novo formato tem um espaço de tempo de cinco segundos para garantir a atenção do consumidor, caso contrário o anúncio pode ser ignorado. Através de análises fílmicas de anúncios da Coca-Cola este trabalho propõe-se a descrever alguns elementos narrativos (clímax, personagem, cenografia, sonoridade, etc.), no decorrer das eras da televisão (segundo John Ellis são três: a era da escassez, era da abundância e pós-televisão). Utilizou-se os filmes publicitários “Coca-Cola faz um bem”, “Festa de fim de ano” e “Toda crise a gente supera. Juntos”, todos veiculados no Brasil em diferentes épocas. A partir da observação de uma estrutura tradicional narrativa, que foi construída e solidificada dos anos 1950 a 1970, e que serviu como modelo de produção publicitária para anúncios dos anos 1980 e 1990, propõe-se levantar as modificações narrativas que fizeram surgir o pre roll, bem como a forma com que este novo formato utiliza dos elementos tradicionais narrativos, observando suas implicações para a produção publicitária audiovisual contemporânea.

Palavras-chave: Pre roll, Televisão, Coca-Cola, Narrativa publicitária, Audiovisual.

 

 

Título: Ações afirmativas em Streaming: alteridade, corpo negro e relações de poder no cinema

Autora: Emilly César Almeida

Orientadora: Profa. Dra. Lara Lima Satler (UFG)

Banca: Profa. Dra. Luciene de Oliveira Dias (UFG) e Prof. Dra. Conceição de Maria Ferreira da Silva (UEG)

Resumo: O presente trabalho busca, de modo geral, discutir as ações afirmativas voltadas para a democratização racial do cinema nacional. Tem como pano de fundo a análise dos lugares ocupados pela população negra no cinema e na sociedade, a streaming como tecnologia de compartilhamento do audiovisual e apresenta a plataforma Afroflix como objeto de análise. Para tanto, por via qualitativa, utiliza a análise fílmica para observar o corpo negro no filme Sombras do Tempo, que faz parte do catálogo ficcional da plataforma; utiliza a entrevista em profundidade para conversar com o diretor da obra; e a pesquisa bibliográfica, que perpassa todo trabalho e é fundamental para compreender conceitos centrais na discussão sobre cinema e raça no Brasil. Os resultados apontam para a importância de novas ferramentas na promoção da igualdade e na construção do respeito às diferenças tanto no cinema, quanto na sociedade. Conclui-se que, apesar dos desafios, iniciativas como a Afroflix são exemplos de ação afirmativa e, assim como outras iniciativas, utiliza a web como forma de comunicar, propagar e promover igualdade; que a interseccionalidade é importante para pensar a questão racial no cinema e na sociedade. Nota-se também que o cinema produz discursos capazes de dialogar com a construção das identidades e com problemas sociais como a questão racial e de gênero.

Palavras-chave: ações afirmativas, alteridade, cinema na web, corpo negro, streaming.

 

 

Título: Kintsugi: Uma Websérie Sobre o Corpo Feminino e a Busca Pela Aceitação

Autora: Giovanna Nathalia Maciel Pontes

Orientadora: Lara Lima Satler

Banca: Alice Fátima Martins e Ana Rita Vidica Fernandes

Resumo: O presente trabalho objetiva demonstrar, através de uma websérie documental, como a relação entre o corpo feminino e o padrão de beleza concebido pela sociedade afeta diferentes mulheres. A fim de entender como a história de cada mulher, os aspectos sociais em que cada uma está inserida e como a mídia interfere na construção da auto-imagem, foi traçado um breve panorama histórico do feminismo como movimento sócio-político. Partindo de um estudo das teorias de McLuhan e as associando com uma mais recente releitura de La Cruz de como os meios influenciam no sentido da mensagem, assume-se que a web é a melhor interface para discussão do tema aqui apresentado. Fazendo, ainda, um estudo dos conceitos estudados por Bill Nichols sobre o documentário, foi produzida uma websérie documental, apresentando aqui o episódio piloto, a respeito do corpo e o ideal de beleza que cerca o feminino.  

Palavras-chave: Corpo. Feminino. Padrão de Beleza. Websérie. Documentário.

LINK DO EPISÓDIO: https://drive.google.com/open?id=1SUPqoF_vZvWWDNIkNRPhDq1EjXCzDeyY

 

 

Título: O uso dos meios de comunicação na sociedade contemporânea a partir do roteiro cinematográfico “Rodovia Zero”

Autor: João Victor Miranda Borges

Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos

Banca: Rodrigo Cássio Oliveira e Thalita Sasse Fróes

Resumo: Este trabalho visa escrever um roteiro de longa-metragem retratando o uso dos meios de comunicação e informação na sociedade atual, bem como alguns de seus impactos. Serão também analisados os meios de comunicação, as tradicionais e as novas tecnologias de comunicação e informação, a sociedade pós-moderna e os efeitos dos meios de comunicação sobre ela, relacionando os eventos que acontecem no roteiro com esses estudos. Além disso, serão apresentados um argumento do roteiro e um diário de bordo contando sobre a jornada de escrita, aprendizados e influências. O roteiro traz a história de jovens da atualidade que vão viajar, mas durante um assalto, perdem todos seus meios de comunicação com o mundo externo.

Palavras-chave: roteiro cinematográfico. Tecnologias de comunicação e informação. Sociedade pós-moderna.

 

 

Titulo: Os Diversos Tipos De Marketing Como Estratégia Do Marketing Esportivo. Estudo De Caso Do Goiás Esporte Clube

Autor: Jovair José Mesquita Filho

Orientadora: Prof.ª Drª. Marina Roriz (FIC/UFG)

Banca: Prof. Dr. Eliseu Machado (FIC/UFG) e Prof. Ms. Pedro Simon (FIC/UFG)

Resumo: Este presente trabalho propõe compreender o campo do marketing esportivo, atuante no universo do futebol. Buscou-se identificar e compreender os meios, ações e estratégias mais eficazes no processo de valorização e posicionamento de marca e na interação e relação entre torcedores e clubes. Foi feito um estudo de caso sobre o Goiás Esporte Clube, agremiação desportiva brasileira, que possui um departamento de marketing profissional e ações de marketing claras, ideais para serem analisadas. Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitos estudos, coletas de dados e pesquisas para se compreender a essência do marketing esportivo, a dinâmica do mercado esportivo e como um clube se encaixa e atua nesse mercado. Quanto ao objeto de estudo, o Goiás Esporte Clube, foi feita uma passagem pela sua fundação e atual situação e foi analisada a gestão e atuação do marketing do clube, que se utiliza dos marketings social, digital e promocional, imbuídos de princípios do marketing esportivo, como estratégias de marketing no mercado. Os resultados das estratégias e gestão de marketing do Goiás, apesar dos problemas de desempenho esportivo do time, se mostraram satisfatórios, revelando que a maneira como o clube dialoga e interage com o seu torcedor é fundamental para a valorização da sua marca e relação entre clube-torcedor.

Palavras-chave: Marketing Esportivo, Futebol, Estratégias de Marketing

 

 

Título do trabalho: “Diário de Cora Coralina”: Projeto editorial de um livro infantil para a representação feminina

Autora: Larissa Amanda Kuramoto

Orientadora: Profa. Ms. Sharmaine Caixeta

Banca: Profa. Drª. Ana Rita Vidica e Profa. Drª. Thalita Sasse Fróes

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um livro infantil que conta a história de vida de Cora Coralina, de modo a contribuir para uma maior representação das mulheres nos materiais literários voltados para o público infantil, que ainda são permeados por antigos padrões sociais quanto ao gênero e estereótipos sexistas. Através da adaptação metodológica proposta por Bruno Munari, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de se compreender sobre a literatura infantil e suas concepções, bem como a realização de uma análise de produtos similares. Além disso, também foi feito uma pesquisa sobre a vida da poetisa Cora Coralina, contribuindo para a compreensão da sua trajetória que a torna uma mulher de inspiração. Com os conhecimentos obtidos pela pesquisa, foi possível a tomada de decisões projetuais que conduziram ao desenvolvimento do livro, obtendo resultados satisfatórios quanto ao produto final.

Palavras-chave: Livro infantil. Cora Coralina. Representação da mulher.

Link narrativa visual: https://issuu.com/larikuramoto/docs/diario_de_cora_coralina

 

 

Título: A construção da mise en scène em Dogville

Autora: Letícia Benevides Araújo Almeida

Orientador: Rodrigo Cássio

Banca: Ana Rita Vidica Fernandes e Lara Lima Satler

Resumo: Dogville (2003) é um filme provocativo causando um imenso estranhamento nos espectadores anestesiados com as narrativas clássicas hollywoodianas. Assistir uma obra cinematográfica que, à primeira vista, não tem cenários realistas, é no mínimo intrigante. E esta foi a grande motivação desta investigação: analisar um filme que rompe com os padrões pré-estabelecidos e ainda assim cria uma trama. Para entender o cinema de Lars Von Trier optou-se partir do conceito francês de mise en scène, retomado pelos críticos Jacques Aumont (2008) e David Bordwell (2008). A metodologia é a análise fílmica e como consequência desses estudos, busca-se entender de que forma a encenação foi usada no filme Dogville (2003) para criar uma narrativa. 

Palavras-chave: Cinema. Mise en scène. Dogville (2003).

 

 

Título: SOU CANDIDATO, E AGORA? O uso do marketing digital em campanhas eleitorais

Autores: Ana Karla Silva Santos, Giovanna Aires Vilefort, Lucas Henrique Valentim de Sousa

Orientador: Magno Medeiros

Banca: Fernanda Souza e Rafael Coelho

Resumo: O trabalho se propõe a analisar quando surgiram as novas estratégias de campanhas eleitorais, utilizando as teorias do marketing 4.0 e os novos meios de comunicação, em especial a rede social Facebook, criando um manual para o candidato a vereador que quer se comunicar com o seu eleitorado através das redes sociais. Os avanços das novas tecnologias ligadas à internet, proporcionaram o surgimento de diferentes meios de comunicação e, com eles, novas estratégias para se comunicar com um público-alvo determinado. Discorrendo sobre a forma de se comunicar e as nuances para cada caso, o trabalho resulta na elaboração de um E-book que de forma simples e eficaz apresenta algumas diretrizes para uma comunicação eficiente do candidato.

Palavras-chave: Marketing digital, marketing político, campanha política, redes sociais.

Link: Manual da Marca desenvolvida

 

Título: Dobra: a presença digital de um modelo de negócios inovador somado a um estruturado relacionamento com seus clientes.

Autora: Luiza Naya da Silva Machado

Orientador: Me.Pedro Simon Gonçalves Araújo

Banca: Dra. Thalita Sasse Fróes e Dra. Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

Resumo: O presente trabalho tem como foco o estudo do marketing ao longo dos anos e de que forma se alterou conforme as mudanças do comportamento do consumidor. As marcas hoje conseguem, se munidas das estratégias corretas, proporcionar experiências memoráveis aos seus clientes, investindo assim na criação e manutenção de um bom relacionamento com os consumidores. O estudo de caso realizado da marca Dobra, com o apoio da pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa qualitativa, possibilitou comprovar a necessidade do investimento em relacionamento como forma de impactar os clientes durante sua jornada de compra a fim de fidelizá-los à marca e aos seus princípios, permitindo também que a empresa cumpra seu propósito mercadológico por consequência.

Palavras-chave: Marketing. Comportamento do consumidor. Marketing de Relacionamento. Experiência. Dobra.

 

 

Título: Como criar uma Agência Digital focada em Marketing de conteúdo, em Goiânia, voltada para pequenas e médias empresas

Autores: Luiz Felipe Neri Liborio e Maykon César Gonzaga Cavaclanti

Orientador: Pedro Simon

Banca: Janaina Jordão e Shamaine Caixeta

Resumo: Este trabalho consiste na estruturação e criação de uma agência de marketing digital especializada em marketing de conteúdo para atender micro e pequenos empresários na cidade de Goiânia. A partir de uma análise histórica da propaganda juntamente com o surgimento e desenvolvimento das agências de publicidade até o presente momento e estudo do formato e das necessidades de uma micro e pequena empresa no Brasil, foi possível propor uma estrutura de agência digital “ideal” para atender o micro e pequeno empreendedor.

Palavras-chaves: Publicidade; Marketing de conteúdo; Agência digital; Micro e pequena empresa.

 

 

Título: Além da oferta: um estudo sobre as percepções do público acerca do varejo criativo versus varejo tradicional

Autor: Maria Alice Pienta Borges Barbosa

Orientadora: Profª Drª Janaína Jordão

Banca: Profª Ms. Sharmaine Caixeta e Professor convidado: Profº Ms. Pedro Simon

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar de que modo a mensagem de anúncios varejistas criativos é recebida por consumidores em geral, em comparação aos anúncios varejistas tradicionais, que são focados em preço. O método utilizado para alcançar este resultado foram entrevistas focalizadas, de caráter qualitativo e com perguntas semi estruturadas, comparando dois anúncios de pacotes de telefonia móvel. Os resultados obtidos com a pesquisa foram muito relevantes para entender quais os pontos negativos e positivos de cada uma das abordagens publicitárias, a partir da visão do consumidor.

Palavras-chave: Comunicação. Criatividade. Publicidade. Varejo.

 

 

Título: Desenvolvimento de um sistema de identidade visual para empresa Manp Festas

Autor: Mario Silva de Souza

Orientadora: Sharmaine Caixeta

Banca: Rafael Coelho e Pedro Simom

Resumo: O presente trabalho busca o desenvolvimento de um sistema de identidade visual para a empresa Manp Festas, que é um projeto empreendedor idealizado pelo autor desse projeto, a empresa busca se inserir no mercado de forma profissional, com foco na criação de uma marca e manual de identidade visual, que pretende facilitar a entrada da empresa no mercado de festas infantis. Para estruturação deste projeto será utilizada a metodologia projetual de Maria Luísa Peón, apresentada no livro “Sistemas de identidade visual”.

Palavras-chave: Identidade Visual. Marca.

 

 

Título: A interação do consumidor com a Publicidade em plataformas midiáticas

Autora: Mary Edden Costa Magalhães

Orientador: Mestre Pedro Simon Gonçalves Araújo

Banca: Mestre João Batista Lemos dos Santos Júnior e Doutor Magno Luiz Medeiros da Silva

Resumo: O presente trabalho aborda quatro pilares de um estruturado sistema de comunicação: marcas, consumidores, publicidade e mídia. O tema apresentado propõe uma análise reflexiva sobre como o trabalho publicitário que as marcas utilizam para abordar, prospectar, conquistar e fidelizar seus clientes utilizando diferentes plataformas midiáticas tem impactado os consumidores e os transformado em um público ativo participativo nos conteúdos publicitários. Percorrendo autores especializados nas diferentes áreas da comunicação social como Henry Jenkins, Ilana Polistchuck, Itzhak Meir Bogmann, Michael Solomon, Philip Kotler e Pyr Marcondes, são apresentados os conceitos de publicidade e propaganda, comportamento do consumidor, marcas e mídia e como essas áreas estão trabalhando unidamente com um único propósito: agradar o prosumer. Foi realizado, como pesquisa quantitativa sem representatividade amostral apoiada no embasamento teórico, um questionário online que coletou as opiniões dos consumidores com o intuito de compreender como eles se comportam nas plataformas midiáticas e como se dá sua interação com os conteúdos publicitários nessas mídias.

Palavras-chave: publicidade; comportamento do consumidor; marcas; interação; plataformas midiáticas.

 

 

 

Título: O cinema high concept, o melodrama e a leitura alegórica em Harry Potter

Autor: Matheus Aragão Souza

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cássio Oliveira

Banca: Prof. Dr. Lara Lima Satler e Prof. Dr. Ana Rita Vidica Fernandes

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as narrativas dos filmes Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 (2010) e Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011) em vista da apresentação de alegorias que explicitam um cenário político totalitário em ascensão. Com a prévia contextualização teórica do processo da leitura alegórica, no qual um texto apresenta neutralidade a respeito da manifestação de alegorias, bem como a autonomia do leitor em poder enxergá-las, estabelece-se, em consequência, um ponto inicial da diegese pelo qual se dá início um cenário opressor que possibilita a ascensão de um sistema político totalitário. Leva-se em conta, portanto, o quinto e o sexto filmes, Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) e Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009), para estruturar o panorama que embasa a conjuntura que deseja ser analisada, através das alegorias, nos filmes subsequentes – todos eles dirigidos por David Yates. Nessa perspectiva, também importa ao trabalho inserir a franquia Harry Potter no modelo blockbuster high concept promovido por Hollywood a partir da década de 1970, por entender que as narrativas inseridas no determinado padrão sofreram alterações – que, na percepção de alguns, perderam o valor narrativo - tendo em vista a demanda mercadológica que sucedeu a crise pela qual Hollywood passou. A era clássica, todavia, manteve traços significativos nas narrações embasadas pelo padrão high concept, e a franquia Harry Potter, em especial, apresenta, além disso, aspectos do melodrama cujo preceitos alicerça toda a diegese. Isto se deve pela apresentação do conjunto de trama e personagens típicos - mas nem por isso menos sujeitos às transformações do movimento – do melodrama que, por fim, também auxiliam nos objetivos do trabalho. O processo de leitura alegórica, de modo geral, refletiu nas duas narrativas analisadas o contexto político totalitário esperado: tanto aspectos lógicos da cadeia de eventos quanto elementos específicos difusores de significados ocultos contribuíram para a devida manifestação de alegorias.

Palavras-chave: High Concept. Melodrama. Alegoria. Análise Fílmica. Harry Potter.

 

 

Título: TCC – a perspectiva de um cínico sobre a jornada acadêmica

Autor: Matheus Henrique Modkovski

Orientador: Daniel Christino

Banca: Rodrigo Cássio e Lisandro Nogueira

Resumo: O presente projeto experimental tem como propósito averiguar a possibilidade da construção de uma crítica ao ambiente acadêmico através do emprego da sátira e de uma estrutura de documentário. O projeto objetiva também que a crítica resultante seja coerente e humorística, e que o meio audiovisual seja utilizado de maneira eficiente para apoio semântico. A metodologia utilizada é a pesquisa acadêmica. O resultado foi a elaboração do média-metragem TCC: A Perspectiva de um Cínico Sobre a Jornada Acadêmica (2018). Os objetivos designados na concepção do projeto foram cumpridos, resultando em um média-metragem bem-sucedido em sua argumentação.

Palavras-chave: Academia. Sátira. Documentário.

LINK PARA NARRATIVA VISUAL: https://vimeo.com/302127894/600ea122f1

 

 

Título: Olhos da mente – O invisível nas casas: um fotolivro construído através de intervenções

Orientadora: Draª. Ana Rita Vidica

Banca: Ma. Sharmaine Caixeta e Dr. Wolney Fernandes

Resumo: Olhos da mente - o invisível nas casas: Um fotolivro construído através de intervenções é um projeto experimental feito como Trabalho de Conclusão de Curso composto de uma reflexão teórica e um fotolivro elaborado a partir de andanças por casas com um olhar atento aos detalhes que cerca aquele espaço no acréscimo de elementos através da pintura, buscando outros modos de significação destes espaços que vão além do olhar cotidiano. Na apresentação teórica, o projeto relata como foram essas caminhadas, que tiveram como metodologia a figura do flâneur e posteriormente apresenta a conceituação e contribuição do invisível e da imaginação. Por fim o projeto apresenta como ocorreu o processo de produção das fotografias e do fotolivro.

Palavras-chave:. fotografia, fotolivro, flâneur, casas, fotopintura, invisível, imaginação.

LINKS: https://www.youtube.com/watch?v=nNqZVKmj6GY

https://drive.google.com/open?id=1LRl8hYS3ZME18v62cPSJMk9YMATJD0iF

 

  

Título do trabalho: SER-TÃO: Cruzamentos entre o ser, a representação e a afetividade por meio da fotografia

Autora: Nandra Imiane Ramos

Orientadora: Profª. Dra. Ana Rita Vidica

Banca: Prof. Dr. Rafael Franco Coelho e Prof. Rafael Delfino Alves Rodrigues

Resumo: SER-TÃO: Cruzamentos entre o ser, a representação e afetividade é um projeto experimental apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso constituído por uma reflexão crítica sobre representar o ser por meio da metodologia da cartografia sentimental. O projeto experimental apresenta como produto final um fotolivro com imagens capturadas nas cidades de Teresina (PI), Cajazeiras (PI) e Apodi (RN) composto com base nos sentimentos e afetividades. O presente projeto visa relatar realidades e ressignificar processos que nos foram mediados por visões préestabelecidas. Sem se relacionar a interesses econômicos e ideológicos ou segmentar o que é sertão e não-sertão, SER-TÃO visa retratar, relacionar e provocar a reflexão.

Palavras-chave: sertão, cartografia sentimental, representação, fotografia, fotolivro.

Link do vídeo do fotolivro SER-TÃO:

https://www.youtube.com/watch?v=sFfZ7SeY3yU&feature=youtu.be

 

 

Título: Análise narrativa e Inteligência Coletiva: um estudo das práticas da wiki TV Tropes

Autora: Natália Santos Dias

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Cássio Oliveira (UFG)

Banca: Prof. Drª. Lara Lima Satler (UFG) e Prof. Dr. Cleomar de Sousa Rocha (UFG)

Resumo: A presente pesquisa objetiva verificar até que ponto as práticas realizadas na wiki TV Tropes estão relacionadas a uma tradição de estudos que valoriza a desconstrução de obras e exemplifica novas possibilidades de produção de conhecimento a partir de um modelo de inteligência coletiva. Entende-se que a relevância deste trabalho é evidenciada na medida em que o mesmo toma o TV Tropes como um exemplar que não só permite a visualização de uma atividade de fãs ainda pouco estudada, como também destaca o vínculo da mesma com linhas de estudos importantes para a narratologia. Em termos metodológicos, o trabalho é um estudo qualitativo que possui a internet como local e instrumento de pesquisa. Tem-se como recorte as análises dos colaboradores da wiki acerca da série de televisão Mr.Robot, e adota-se também como método a pesquisa bibliográfica e a observação direta extensiva, realizada por meio de um questionário. Ao final, conclui-se que o TV Tropes se edifica a partir de um conceito base e princípios que se conectam a linhas de estudos que a primeira vista parecem muito distantes do universo das wikis de fãs. Ademais, entende-se que a wiki exibe características que nos permitem vislumbrar como a ideia de inteligência coletiva pode estar presente em suas atividades.

Palavras-chave: TV Tropes. Wikis. Inteligência coletiva. Formalismo. Neoformalismo. 

 

Título: A identidade visual de um evento cultural

Autor: Pedro Henrique do Valle Rosa

Orientador: Rafael Franco Coelho

Banca: Sálvio Juliano Peixoto Farias

Sharmaine Pereira Caixeta

 Resumo: O objetivo deste trabalho consiste na criação de uma marca e uma identidade

visual para um evento cultural, chamado Ganjaço, que busca a disseminação da cultura local de Goiânia. O foco é a criação da marca juntamente com seu manual de marca, fazendo com que a identidade visual do evento seja sólida, tornando possível a sua aplicação em peças gráficas digitais e impressas. Este trabalho aborda os demais temas que serviram de base para a criação do evento e utiliza a metodologia de Alina Wheeler (2012).

Palavras-chave: Cultura, Branding, Identidade Visual, Lettering

Link: Manual da marca desenvolvida

 

Título: A espetacularização da vida cotidiana e o voyeurismo como bases para o marketing de influência

Autora: Victória Neves Lago

Orientadora: Janaína Jordão

Banca: Thalita Sasse e Daniel Christino

 

Resumo: A espetacularização da realidade humana tem se tornado um hábito na sociedade contemporânea. Desde a introdução das mídias tradicionais na cultura de uma sociedade, a midiatização de imagens tem sido algo comum. A publicidade, o cinema e a moda criam personalidades, que são expostas na mídia e acabam por inferir algum tipo de influência nos indivíduos, seja no estilo de vida, seja no status social. Com isso, os indivíduos assumem certas identidades das quais julgam ser a mais apropriada para agir em determinados grupos sociais, na intenção de ser aceito socialmente. Com o advento da Internet e das redes sociais, uma cultura digital se forma, onde surgem comunidades virtuais formadas por grupos de pessoas que compartilham das mesmas ideias e trocam informações sobre assuntos variados. Agora, os indivíduos têm as plataformas providas do ciberespaço para se tornarem produtores de conteúdo. Suas vozes são ouvidas, suas intimidades são exibidas, o público e o privado se fundem em um só, dando a qualquer um o poder de ser visto. Assim, na cultura digital, a publicidade se renova, encontra nessas personalidades digitais ‘‘atuais’’ porta-vozes de comunicação e influência. Trazendo o conceito do Marketing de Influência, readequando o mundo do Marketing. A monografia descrita utiliza da pesquisa bibliográfica explicativa com o intuito de entender como se deu o crescimento do Marketing de Influência na cultura digital, através da espetacularização da vida cotidiana e o voyeurismo.

Palavras-chave: Espetacularização, Cultura Digital, Voyeurismo, Marketing de Influência, Influenciadores Digitais.

 

Título: Eu Sou Moana: As Transformações da Princesa da Disney

Autor: Vitor Alves Pires

Orientadora: Prof. Dra. Thalita Sasse Fróes

Banca: Prof. Dr. Alexandre Tadeu dos Santos e Prof. Dr. Rodrigo Cássio Oliveira

Resumo: Ao longo do tempo, a Disney passou a representar sua princesa de uma forma que se afastava do estereótipo construído por ela mesma nos primeiros filmes que envolviam a imagem dessas personagens. O presente trabalho teve como objetivo evidenciar as transformações realizadas na forma de representar a princesa com base na análise do filme Moana. Usando como metodologia a Jornada do Herói de Christopher Vogler, foi permitido um aprofundamento na narrativa do filme, permitindo assim que fosse possível afirmar que Moana não somente representa o afastamento de conceitos que antes eram trabalhados pela Disney, mas também uma confirmação da empresa quanto ao novo modelo de princesa que deve ser representado, o qual se afasta do discurso misógino que foi propagado anteriormente e afirma que para ser uma Princesa da Disney, basta ser quem é.

Palavras-chave: Jornada do Herói. Moana. Princesa da Disney. Transformação. Protagonista Feminina.

 

 

Título: Desenvolvimento da interface do aplicativo Mobile de Relacionamentos Type

Autores: Cleverson Gonçalves Rodrigues, Denise Pires De Mello, Horrana Pereira Da Silva, Nathália Silva Aguiar e Yolanda Sulino De Castro Campos

Orientador: Profº. Dr. Rafael Franco Coelho – UFG

Banca: Prof. Msc. Sálvio Juliano Peixoto Farias – UFG e Profª. Msc. Sharmaine Pereira Caixeta – UFG

Resumo: O presente Projeto Experimental, apresentado como trabalho de conclusão de curso, objetiva o desenvolvimento da interface gráfica, para smartphones, do aplicativo de relacionamentos Type. A plataforma propõe-se à oferecer serviços de localização de pessoas para encontros românticos online cruzando informações sobre o tipo psicológico dos usuários. O sistema de indicação tem como base as pesquisas científicas da pesquisadora do comportamento humano com foco na atração romântica interpessoal Helen Fisher.

 

Palavras-chave: Interface. Aplicativo. Tipos de Personalidade.