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CaPPa - Trabalhos de Conclusão de Curso TCCs (2021-2)

Conheça os Trabalhos de Conclusão de Curso de 2021-2

Boa Pesquisa e Boa Leitura!

 

Título: Será que foram felizes para sempre? A análise da anti-heroína em Cruella

Autora: Ana Cecília Faloni Borges

Orientadora: Thalita Sasse Fróes

Resumo: O presente trabalho se dedica à compreensão da "jornada do anti-herói" no filme Cruella (2021), produzido pela Walt Disney Pictures (EUA). Para tanto, será utilizado como referencial teórico as doze etapas da Jornada do Herói apresentadas por Vogler (2006). Dessa forma, o trabalho propõe uma análise da narrativa, a fim de entender a transformação da protagonista, antes vista como vilã, em uma anti-heroína. Por meio da pesquisa bibliográfica e da análise fílmica, os resultados indicam que a humanização dos sentimentos da protagonista Cruella contribui para a aceitação da personagem, modificando a concepção do público sobre algumas atitudes moralmente condenáveis e apontando a sua construção como uma anti-heroína multifacetada e complexa. 

Palavras-Chave: Jornada do herói; Mito do duplo; Anti-herói. Cruella 

 

Título: Cultura Organizacional – um estudo de caso do processo de implementação cultural na Holding Blueway Capital

Autoras: Ana Clara Lamounier Lima Reis, Giovanna da Mota Galvão e Marina Raphaldini Ponce Brom

Orientadora: Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

Resumo: Este projeto analisa o que é cultura organizacional e como o branding pode ser utilizado como ferramenta para sua implementação. Dessa forma, para guiar nossos estudos escolhemos a metodologia de estudo de caso da holding goiana Blueway Capital, uma empresa do mercado financeiro. O trabalho foi dividido em três partes, sendo a primeira uma explanação do que é a cultura organizacional, como é realizada sua construção, elementos que a cercam e tipos de gestão. A segunda parte refere-se a um estudo sobre branding, seu impacto nas organizações, quando utilizado em processos internos através da criação da marca de seu posicionamento e de uma comunicação interna bem estruturada. Por fim, na terceira parte, apresentamos o processo de implementação da cultura organizacional da empresa Blueway Capital, apresentando um caso prático de como a cultura organizacional e o branding podem se relacionar para agregar valor a uma marca, facilitar o contato e identificação com seus públicos estratégicos. A questão que norteia nosso trabalho tratou-se em responder como o branding pode ser uma ferramenta na construção da cultura organizacional, avaliando assim como uma cultura se constrói e como tal ferramenta foi utilizada na holding goiana. 

Palavras-chave: Cultura organizacional; Blueway Capital; Transformação cultural; Branding; Identidade institucional.   

 

Título: Desenvolvimento de estratégia e identidade de marca do estúdio Ziore

Autoras: Ana Flávia Fernandes Gonzaga, Iasmin Silveira Franco e Natália Dias Sousa

Orientador: Marcilon Almeida de Melo

Resumo: O presente trabalho tem como finalidade apresentar a elaboração de um projeto de posicionamento estratégico e identidade visual para um novo estúdio de branding. Para tanto, concentrou-se na análise dos principais players do mercado de branding nacional e internacional e utilizou-se a metodologia sugerida por Alina Wheeler e pesquisa de mercado na etapa inicial do projeto, tendo como base ferramentas como Golden Circle, Cinco Forças de Porter e Análise SWOT. Notou-se a inexistência de um estúdio especializado em projetos de branding para pequenos negócios, autônomos e startups. Logo, como resultado, obtivemos a estruturação da plataforma e a identidade de marca da empresa visando atingir esse tipo de público.

Palavras-chave: Branding; Design de Marcas; Identidade Visual; Estúdio de Branding.

 

Título: Comunicação 4.0 - Um panorama dos cursos de comunicação no Brasil

Autor: Anderson Nick Costa de Lima

Orientador: Magno Luiz Medeiros da Silva

Resumo: O presente trabalho é um projeto experimental que visa identificar as características, peculiaridades, perspectivas e objetivos dos cursos de graduação em comunicação no Brasil, para a criação de uma revista digital que tem como finalidade descrever e contextualizar o perfil de cada curso com base nas características identificadas, trazendo ainda informações como conceito, contexto histórico, a sua inserção no âmbito acadêmico e a novas perspectivas da área de comunicação no Brasil. O projeto também tem o intuito de servir como um guia digital para os estudantes secundaristas e demais interessados em cursos de graduação vigentes a nível de bacharelado e licenciatura dentro da subárea comunicação social, desde as habilitações tradicionais aos novos cursos que surgiram demandados pela cultura digital e a convergência midiática. 

Palavras-chave: Comunicação Social; Comunicação 4.0; Comunicação Organizacional; Comunicação Digital; Multimeios.

 

Título do TCC:  Feminilidade Letal: Narrativa Fotográfica de uma personagem Serial Killer inspirada na série Ratched (2020)   

Autoras: Barbara Souza Martins, Isabela Cavalcante Holanda e Laura Costa Alves

Orientadora: Ana Rita Vidica

Resumo: O presente trabalho, executado na forma de um projeto experimental, se propõe a construir uma narrativa fotográfica, cuja protagonista seja uma Serial Killer, inspirada na série televisiva Ratched (2020) e partindo da análise e reflexão quanto à construção de uma mulher assassina em série na mídia e as suas particularidades. O projeto intenciona trazer uma breve contextualização sobre assassinos em série na mídia, traçando um paralelo entre os personagens femininos e masculinos, além de refletir sobre a construção visual da mulher Serial Killer. Para a estruturação do objeto final, utiliza-se o método da montagem de Samain (2014) e as técnicas de produção de uma narrativa a partir de Aumont (2004), que são materializados no formato de um fotolivro, inspirado em livros de botânica e construído com fotografias em estilo polaroide. A narrativa visual, por sua vez, foi produzida a partir do proposto por Fiuza e Parente (2008) e também por Freeman (2014).
Palavras-chave: Serial Killer; Mulher; Narrativa; Fotografias.

 

Título: Análise fílmica de E.T. – o extraterrestre sobre a nova Hollywood

Autora: Carolina de Souza Verri

Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira

Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como a narrativa Hollywoodiana se modifica do período do cinema clássico para o da Nova Hollywood através da análise fílmica de E.T.: O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg a fim de compreender quais são as inovações do segundo período, sejam no sistema narrativo, nos aspectos estilísticos ou dos modos de produção. A partir da análise, verifica-se a relevância do objeto escolhido para o contexto visto que suas características não só contém os traços da nova fase como estabelecem parâmetros estilísticos e mercadológicos para os próximos filmes do período, fundamentais para a manutenção da indústria do cinema americano e mantendo ainda os princípios narrativos clássicos eu sua estrutura narrativa. 

Palavras-chave:  Narrativa Clássica; Nova Hollywood; Steven Spielberg; E.T.: O Extraterrestre; Análise Fílmica.

 

Título: Muitos Sambas, Grandes Batucadas: uma análise sobre as representações da cultura popular brasileira em Rio, Zona Norte

Autor: Elias Rodrigues de Paula Junior

Orientador(a): Rodrigo Cássio Oliveira

Resumo: O presente trabalho faz uma análise fílmica do longa-metragem Rio, Zona Norte (1967) de Nelson Pereira dos Santos, tendo como principal objetivo encontrar as representações da cultura popular brasileira, bem como entender como elas foram modificadas a partir da ruptura causada pela formulação do Movimento Cinemanovista/Cinema Moderno. Esses movimentos surgiram com a proposta de fazer frente às produções de níveis industriais dos grandes estúdios, quebrando a mentalidade colonizada da sociedade. Neste sentido, como aporte teórico, são estudadas e descritas questões ligadas à identidade nacional, que eram amplamente debatidas e marcaram todas as discussões, inclusive do cinema, principalmente, no período dos anos 50 e 60. Para além disso, é apresentada uma breve historiografia do cinema nacional até o surgimento dos movimentos estudados em questão para além de introduzi-los, contextualizando a obra estudada, serem apresentadas também as questões que marcaram cada período, e que fundamentam a formulação do Movimento Cinemanovista. Duas abordagens metodológicas são utilizadas para a elaboração da análise do filme, uma apresentada por Vanoye e a outra por Aumont. Dessa forma, esta pesquisa apresenta um resultado ao comparar as interpretações levantadas a partir da análise com o conteúdo teórico, que mostra a presença das questões do período, sugerindo a utilização do filme como uma espécie de espelho da sociedade.
Palavras-chave: cinema nacional; Cinema novo; cultura Popular; análise fílmica; Rio, zona Norte; Nelson Pereira dos Santos

 

Título: A performance da Drag Queen Gamer Samira Close no Youtube e a mediação identitária de jovens LGBT

Autor: Erick Alves da Silva

Orientadora: Lara Lima Satler

Resumo: A pesquisa tem como objetivo entender de que forma os conteúdos de let's play da Drag Queen gamer Samira Close medeiam as relações identitárias de jovens (18 a 24 anos) LGBT* brasileiros. Para isso, problematizou-se a partir da teoria das mediações de Martín-Barbero sobre a mediação da identidade e ritualidade. Por meio de um grupo de discussão e entrevistas em profundidade produziu-se dados, e como instrumento teórico-metodológico para a análise dos dados empregou-se o terceiro mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero e a técnica de codificação/decodificação de Stuart Hall. Os resultados apontaram que os conteúdos da Drag são uma espécie de companhia para coisas simples do cotidiano e também para suas grandes descobertas, além da incorporação de hábitos e uma personalidade mais ousada e combativa pelo público. Portanto, através da mediação da ritualidade os jovens construíram a mediação da identidade.

Palavras-chave: LGBT; Drag Queens; gamer; mediação; identidade.

 

Título: Estratégias de Marketing no Instagram para a fidelização de clientes – estudo de caso comparativo entre as marcas Estilé e Anacapri

Autora: Gabriela Costa Valim

Orientadora: Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

Resumo: O presente trabalho analisa as estratégias de marketing utilizadas no Instagram pelas marcas Estilé e Anacapri. Desse modo, o objetivo geral do estudo é entender quais as semelhanças e diferenças dessas estratégias para a fidelização dos consumidores, através da comparação entre micro e grande empresas. Nessa perspectiva, para a construção da estrutura teórica que sustenta a análise, é traçada uma perspectiva histórica do marketing, partindo do marketing tradicional até o marketing digital. A fim de descobrir como uma marca pode criar laços de longo prazo com o seu público alvo e se destacar dos concorrentes, são estudados os pontos principais do marketing de relacionamento e do branding. Ademais, são definidas as características, ferramentas e dados principais sobre o Instagram. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso comparativo, de caráter qualitativo e quantitativo. Os resultados obtidos com a pesquisa foram relevantes para entender que, para alcançar a fidelização dos clientes, independente do seu tamanho, as empresas precisam construir o universo da marca, utilizando a comunicação para gerar engajamento, através de estratégias coerentes e constantes.

Palavras-chave: Marketing Digital; Marketing de Relacionamento; Branding; Instagram; Fidelização de clientes.

 

Título: Lovemarks o uso da emoção na construção de marcas – estudo de caso Adidas Originals

Autor: Kaynan Alves Batista Silva 

Orientador(a): Letícia Segurado Côrtes

Resumo: O presente trabalho investiga o potencial de estratégias emocionais para a construção de uma marca amada, num contexto de modernidade líquida, a partir disso apura as estratégias de comunicação e marketing da marca Adidas Originals das quais é possível identificar potencial emocional, noção compreendida a partir do conhecimento de diferentes visões teóricas do assunto e do levantamento de ações da marca bem como sua análise, colocados sob a ótica de um método qualitativo, o estudo de caso que identificou estratégias capazes de descrever se existe ou não na marca Adidas Originals potencial para ser uma lovemark.

Palavras-chave: Marcas; Branding; Lovemark; Emoção; Adidas Originals.

 

Título: Publicidade e empreendedorismo Social: novos modelos de negócio na prática publicitária

Autora: Lara Cintra Pires

Orientadora: Letícia Segurado Côrtes

Resumo: O presente trabalho analisou os negócios sociais “65|10”, “Indique Uma Preta” e “Somos B” com o intuito de entender a convergência entre publicidade e causas sociais a partir de novos modelos de negócios publicitários pautados no empreendedorismo social. O estudo partiu por formulações sobre o empreendedorismo social para compreender seus conceitos e auxiliar na identificação de uma estrutura que reconhecesse os aspectos comuns aos empreendimentos sociais para compor a identificação do modelo de negócio e a validação da investigação. Na metodologia, aplicou-se, como instrumento de pesquisa, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo com o estudo de múltiplos casos. O estudo obteve resultado ao entender a estruturação desses negócios e relacioná-los aos conceitos e debates sobre o empreendedorismo social e as mudanças nos modelos de negócios publicitários.   

Palavras-chave: empreendedorismo social; agências de publicidade; consultorias publicitárias; modelos de negócio.  

 

Título: McDonald's e Burger King - Marketing Social e Relacionado à causa dos animais como estratégias no Instagram 

Autora: Larissa Alves do Carmo

Orientadora: Letícia Segurado Côrtes

Resumo:  Este trabalho buscou analisar as estratégias de marketing que engajam os consumidores de duas grandes marcas de fast food McDonald’s e Burger King. Com constantes mudanças no mercado, as estratégias que engajam os consumidores são primordiais para se criar um vínculo e, neste contexto, as estratégias utilizadas no Instagram se destacam. A questão problema foi formulada assim: Como o Mcdonald’s e Burger King promovem o marketing social e o marketing relacionado à causa respectivamente, usando estratégias de marketing digital através de campanhas de apoio aos animais no Instagram? O objetivo geral do trabalho foi avaliar as estratégias de marketing digital direcionadas às postagens das duas marcas no Instagram, e os objetivos específicos foram: contextualizar o marketing digital e suas estratégias a partir da análise do marketing social e o marketing relacionado a causas especificamente dos animais avaliar o impacto que a campanha teve no dia do lançamento através dos comentários das pessoas, e observar a quantidade de ganho de seguidores no mês que foi realizado a campanha. A revisão bibliográfica teve como principais conceituações o marketing digital, causa dos animais, problema social e responsabilidade social e animais na propaganda, a metodologia versou sobre análise semiótica das campanhas de ambas as marcas, análise dos comentários dos posts das campanhas de lançamento; e através da plataforma Social Blade, foi feita o levantamento de quantidade de seguidores. 

Palavras-Chave: Marketing digital, marketing relacionado à causa, Instagram

 

Título: Girl from marketing - Um estudo de caso sobre a trajetória da cantora Anitta.

Autor: Luis Felipe Tomé Garcia

Orientadora: Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

Resumo: O presente trabalho destaca e examina as principais estratégias de marketing para a construção, consolidação e internacionalização de marca, a partir de um estudo de caso, utiliza-se a cantora Anitta como objeto de estudo a fim de visualizar essas estratégias na prática. A escolha da cantora justifica-se por ser o exemplo mais bem sucedido do mercado musical brasileiro. Dessa forma, para conseguir essa análise, o trabalho utiliza a pesquisa bibliográfica e documental para relacionar as teorias e ações abordadas. Os resultados comprovam que a carreira da cantora foi construída a partir do marketing.

Palavras-chave: marketing; anitta; estratégias; publicidade; música.

 

Título: Propaganda responsável – a importância das guias visuais acessíveis na publicidade brasileira inclusiva

Autor: Marcos Vinícius Alves de Sousa

Orientador: Magno Luiz Medeiros da Silva

Resumo: A comunicação acessível se tornou uma exigência nos últimos anos e a atividade publicitária não deve ficar de fora desta pauta. A publicidade inclusiva perante a participação da propaganda brasileira é insuficiente, o que viabiliza a prática desta pesquisa. Em que tem finalidade analisar as campanhas comerciais e institucionais da marca ‘O Boticário’, em torno de uma inserção visual inclusiva por meio do objeto de análise a ‘Guia para Produções Audiovisuais’, da Secretaria Audiovisual, do Governo Federal. Essa guia é respaldo para a análise, como também molde representativo para o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), e demais instituições público-privadas. E se fez necessário, compreender por que não é adotado recursos visuais nos anúncios e quais os motivos perceptíveis. Os resultados mostraram a falta de dedicação empresarial, incentivo por políticas público-privadas e normativas às empresas, sendo direcionadas a base interna da comunicação com o compromisso de uma propaganda responsável.
Palavras-chave:
 Publicidade Inclusiva. Propaganda Responsável. Guias Visuais Acessíveis.

 

Título: Quem tem história tem mais sabor - Um estudo de caso da marca Café Rancheiro

Autora: Maria Luiza Sobrinho Gomes Ferreira
Orientador(a): Thalita Sasse Fróes
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo compreender como a marca de café, Rancheiro, deseja conquistar seu espaço na mente do consumidor. O estudo de caso e a pesquisa bibliográfica foram as metodologias utilizadas. O estudo de caso partiu da questão problema “Quais as estratégias de divulgação utilizadas pela Rancheiro como forma de divulgar o café da marca?”. O objeto da análise foram os anúncios veiculados pela marca na TV aberta, no período de 2018 a 2021. A partir dessa análise foi possível identificar o uso dos princípios de Branding, Posicionamento de marca, Storytelling, Marketing Sensorial. Através da entrevista realizada com o Coordenador de Marketing da Rancheiro, foi possível esclarecer dúvidas e compreender valores da marca. Os resultados encontrados reforçaram a importância de compreender a comunidade em que o público-alvo está inserido, para que a marca consiga trabalhar suas estratégias como forma de representá-los e assim, gerar o vínculo com o público-alvo.

Palavras-chave: Branding; Storytelling; Marketing Sensorial; Goianidade.

 

Título: Representatividade, negritude e o consumo de maquiagem no Brasil

Autora: Radharani Claro de Amorim

Orientadora: Luciene de Oliveira Dias

Resumo: O presente trabalho identifica como a representatividade é percebida por consumidoras negras de maquiagem no Brasil e como a publicidade atua na construção da identidade de pessoas negras. No Brasil, mais de 50% da população se autodeclara preta ou parda, e mesmo sendo a maioria demograficamente, vivenciamos uma grande falta de representatividade em que pessoas negras não ocupam locais de destaque, especialmente na Publicidade. Esse problema afeta suas relações de consumo, principalmente de mulheres negras que expressam sua identidade racial a partir do seu corpo e aparência, sendo as maiores consumidoras de cosméticos e produtos estéticos do Brasil. Mesmo movimentando muito dinheiro no mercado da estética, consumidoras negras têm dificuldade de encontrar produtos que atendam às suas necessidades, e que saibam se comunicar com elas. Essa pesquisa é classificada como exploratória e qualitativa que utiliza como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade, que buscam trazer para a pesquisa relatos e experiências subjetivas de jovens negras consumidoras de maquiagem. Os resultados obtidos a partir deste estudo nos permitem entender que as marcas precisam tornar sua comunicação mais inclusiva e diversa, além de contar com mais pessoas negras em todo processo criativo para conduzir a soluções efetivas e representativas.

Palavras-chave: identidade; representatividade; mulheres negras; consumo; publicidade