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CaPPa - Trabalhos de Conclusão de Curso TCCs (2020-2)

Conheça os Trabalhos de Conclusão de Curso de 2020-2

Boa Pesquisa e Boa Leitura!

 

Título:  Lugar de mulher é dentro de campo: a valorização da Seleção Brasileira de Futebol feminino em uma campanha publicitária para as Olimpíadas de Tóquio 2020

Autores: Alexandra Lapot Carneiro e Gustavo Henrique Bernades Gomes

Orientadora: Letícia Segurado Côrtes

Resumo:  O presente projeto experimental teve como objetivo principal desenvolver uma campanha publicitária para a Seleção Brasileira Feminina de Futebol para ser veiculada um mês antes das Olimpíadas de Tóquio de 2020 que, devido à pandemia de Covid-19, foi adiada para 2021. Durante anos, as mulheres brasileiras foram proibidas por lei de praticar o futebol de forma pública, o que, de certa forma, atrasou o desenvolvimento da modalidade, tendo a sua primeira Copa do Mundo apenas em 1991. Em 2019, o futebol feminino passou a ser obrigatório para todos os times da principal divisão do país, devendo manter um time principal e de formação de base. Considerando esta decisão, a modalidade, atualmente, está mais valorizada e em constante crescimento, mas ainda não é o bastante. Ainda é visível o preconceito contra o futebol praticado pelas mulheres, sendo ignoradas e “jogadas para escanteio” por parte da população brasileira que em sua maioria ainda acredita que futebol é apenas masculino. A partir disso, a questão problema que se buscou responder foi: Como elaborar uma campanha publicitária para valorizar a Seleção Brasileira de Futebol Feminino?. Foi idealizada uma campanha publicitária de divulgação e valorização da Seleção Brasileira Feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com o planejamento de campanha, partindo da análise e diagnóstico da situação, propondo a definição de objetivos, criação e desenvolvimento de estratégias e verificação de resultados, que teve como cliente a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e visou obter um maior número de torcedore(a)s identificado(a)s com a seleção. Como metodologia utilizada, com duas etapas de diagnóstico, para posterior etapa de criação dos materiais para o meio digital e offline. Os primeiros foram materiais para o Instagram, que buscaram atingir a maior parte do público de forma online, tornando a seleção conhecida e falada pelo(a)s amantes de futebol. Por outro lado, a parte offline da campanha seria posicionada em lugares de grande movimento, como vias públicas, pontos de ônibus e de metrô de grandes cidades brasileiras. Para se verificar os resultados da campanha, foi proposto, como ideal, a análise das métricas nas redes sociais, desde o número de curtidas e seguidores até o engajamento e a opinião do público nas redes sociais e o sucesso das ações com a parceria junto ao patrocinador da seleção, Guaraná Antarctica.

Palavras-chave: Futebol feminino. Marketing esportivo. Planejamento de campanha. Redes Sociais.

 

Título:  Criação de uma marca e identidade visual da loja de artesanto em resina “La Bruja”

Autoras: Amanda Gomes Goulart e Bruna Lourenço Lemes

Orientador:  Marcilon Almeida de Melo

Resumo:  O presente trabalho de conclusão de curso visa a elaboração e condução de estudos que buscam uma solução de design, elaboração da marca, criação da identidade visual, assim como uma estratégia de branding para a loja de artesanato “La Bruja”. Com a popularização de produtos artesanais nas redes sociais e um número crescente de pessoas engajadas em mostrar o processo de criação de suas peças em redes como Instagram, Youtube e Tik Tok, o mercado artesanal no Brasil e no mundo, vem crescendo e abrindo portas para novos empreendedores, como é o caso da loja La Bruja, que pretende se tornar notável no segmento de artesanato em resina em Goiás. Considerando que a identidade visual representa a essência de uma marca e determina as percepções que o público terá da mesma, o objetivo principal deste trabalho consiste em se orientar através das 4 principais etapas da metodologia para Design de Identidade de Marca de Alina Wheeler, sendo elas a condução da pesquisa, onde buscamos explorar os processos, estratégias e métodos de gestão de marca. O esclarecimento de estratégias, com o objetivo de explicar os resultados da pesquisa e estabelecer um posicionamento de marca. O design da identidade, onde acontece o processo criativo que conduz para o resultado final do projeto. Por fim temos a criação de pontos de contato, onde exploramos as aplicações do design criado e apresentamos a estratégia visual.

Palavras-chave: Design. Identidade Visual. Marca. Branding. Resinas.

 

Título:  Marcas fortes em momentos de crise: Um estudo de caso sobre o crescimento do Magazine Luiza durante a pandemia do coronavírus em 2020

Autores: Bruno Nunes Assis Rosa, Fernande de São Bernardo Stival e Isabelle Tereza Adorno Oliveira

Orientadores: Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha e Arnaldo Alves Ferreira Júnior

Resumo:  A pandemia do Covid-19 ocasionou diversas mudanças no mundo e, entre elas, a relação das marcas com os consumidores teve de ser modificada durante esse período, para que as empresas pudessem suportar a crise que vivemos. O objetivo principal deste trabalho é abordar e analisar o fortalecimento de marcas em momentos de crise, a partir do estudo de caso de como o Magazine Luiza se posicionou e agiu durante o período de pandemia, no que se refere ao planejamento de Marketing e à (re)construção da marca. Essa análise foi realizada por meio de um estudo sobre a história da empresa, juntamente com a apresentação de resultados de desenvolvimento obtidos pela mesma, no ambiente offline e online, entre março de 2020 e dezembro de 2020. Sob essa ótica, foi possível perceber que, apesar das dificuldades enfrentadas, o Magazine Luiza conseguiu lidar bem com os desafios do período de pandemia, atingindo bons resultados, tanto no ambiente online, quanto no offline e, até mesmo, com os ativos intangíveis, devido ao planejamento de marketing aplicado durante a gestão de crise, com base na humanização da marca, uso da tecnologia, atenção às questões sociais e a partir das estratégias multicanais.

Palavras-chave: Construção de marca. Planejamento de Marketing. Gestão de crise. Magazine Luiza. Covid-19.

 

Título:  Gestão de processos: um estudo de caso sobre a cooperativa Sicoob Lojicred

Autoras: Daniella Teles Maia e Isadora Ribeiro Caetano

Orientadora: Marina Roriz Rizzo Lousa Cunha

Resumo:  O presente trabalho tem por objetivo a identificação e reparação dos gargalos de comunicação encontrados no processo de vendas e relacionamento com o cliente, mais especificamente no departamento comercial e área de produtos e negócios da cooperativa de crédito Sicoob Lojicred. O estudo conduz o processo de análise, reestruturação e implementação da Unidade de Resposta Audível (URA). Tendo em vista uma melhor experiência do cliente e a maior agilidade no fluxo das demandas de atendimento ao cooperado, foram realizadas reuniões internas, e, após isso, foi dado início ao mapeamento do processo, identificando gargalos que influenciavam negativamente no processo de vendas e na experiência do cliente. Em seguida, foi realizada a remodelagem de processos juntamente com a nova estruturação dos departamentos envolvidos. O projeto ocorreu em um período de 7 meses, os resultados obtidos foram a maior performance da área de produtos e negócios na Campanha Nacional de Vendas, que em três meses conseguiu bater 1,06% da meta anual, totalizando o valor de R$9.944.313,00 milhões. Não obstante, no que se refere aos demais setores implicados no processo, os resultados alcançados ainda não são efetivos.

Palavras-chave: Gestão de Relacionamento com Clientes. Gestão de processos. Notação de Modelagem de Processos de Negócio. Customer Experience.

 

Título:  Da pedra à carne: ensaios fotográficos sobre masculinidades subordinadas

Autores: Davi Aparecido Leite e Douglas Raphael Costa de Melo

Orientadora:  Ana Rita Vidica

Resumo:  Ao longo da história, a expressão das masculinidadeS que fogem do universo cisgênero, viril e heterossexual vem sendo subordinadas pela sociedade. Logo, o objetivo deste trabalho é evidenciar, por meio da fotografia e utilizando da estética e da desconstrução visual dos ideais de perfeição das estátuas gregas, a pluralidade do ser homem. Portanto, propõe-se a discussão sobre masculidadeS hegemônicas e subordinadas referenciado, principalmente, pelos estudos dos autores Muszkat (2018), Connell e Messerschmidt (2013) e Nunes e Martins (2016), além da compreensão de ensaio fotográfico utilizando os conceitos de Freeman (2014), Fiuza e Parente (2018) e da arte das estátuas gregas pautada nas obras de Gombrich (2000) e Soares (2017). Com base nisso, foi traçado um panorama fotográfico sobre a representação dos homens a partir do século XIX, trazendo os registros de August Sander sobre o homem viril em sua obra “Homens do Século XX” em contraposição à exposição Masculinities: Liberation Through Photography (2020) e as capturas contemporâneas de Alair Gomes, Del LaGrace Volcano e Robert Mapplethorpe sobre as masculinidades subordinadas. Os resultados de todos estes estudos culminaram no produto deste trabalho: quatro narrativas visuais retratando a desconstrução visual do homem hegemônico, dirigindo-se para as expressões do homem afeminado, transgênero e negro.

Palavras-chave: Masculinidades. Ensaio fotográfico. Narrativa visual. Estátua grega.

 

Título:  Turnê Nossa História – Sandy e Júnior: o que aprendemos sobre:

Análise Crítica das estratégias de comunicação das marcas patrocionadoras

Autora:  Geovanna Bessa Silva

Orientador:  Carlos Martins

Resumo:  O presente trabalho examina as estratégias utilizadas na construção das campanhas de comunicação das marcas Elo, Natura e Volkswagen através do patrocínio na Turnê Nossa História, a partir do estudo de caso do retro branding aplicado ao reencontro da dupla Sandy e Junior. As experiências da Geração Millennials ditam seu consumo e poder de compra através da construção da história de fã frente a seu ídolo, atualmente, ainda mais forte pela utilização do storytelling para a construção das estratégias voltadas à memória afetiva ligada à nostalgia. O método utilizado para alcançar este resultado foram pesquisas bibliográficas e questionário focalizado, de caráter qualitativo e quantitativo para saber do público da turnê qual o seu real sentimento. Os resultados obtidos com a pesquisa foram relevantes para entender que se as marcas utilizarem da nostalgia frente a seus produtos, terão o poder de permanecer no imaginário coletivo do público-alvo por marcarem suas vidas, independentemente se irão ou não se tornar consumidores finais.

Palavras-chave: Turnê Nossa História. Geração Millennials. Retro Branding. Nostalgia.

 

Título: As faces do Mal:
Uma análise da representação da personagem assassina no filme Us (2019)

Autor: Gleison Campanholo Veira

Orientador:  Rodrigo Cássio Oliveira

Resumo:  Us (2019) é uma produção construída mesclando elementos de gêneros característicos do horror: o thriller e o slasher, gêneros esses que possuem a sua essência ligada ao giallo italiano por apresentar uma peça em comum, a personagem assassina. Este trabalho tem como objetivo estudar a representação da personagem assassina no filme Us (2019) do diretor Jordan Peele, tendo em vista as várias significações que esse tipo de personagem pode exteriorizar dentro e fora da narrativa, referenciado por serial killers e personagens duplos. A metodologia de estudo, primeiramente, se baseia em caminhos complementares, a pesquisa bibliográfica partindo de um estudo do medo do estranho e dos gêneros de horror e suas contribuições para os assassinos dos filmes, concluindo então mediante análise fílmica, com uma investigação acerca do assassino. Na história do cinema, as narrativas de horror foram derivadas da literatura, migrando de palavras de terror para as imagens de pavor, que muitas vezes apresentavam como condutores da narrativa monstros, fantasmas ou assassinos, personagens essenciais para a definição do gênero a qual estão inseridos. Com isso, cada produção acaba representando a personagem assassina de uma forma, com adereços, máscaras, armas, vítimas, tipos de mortes e a própria história por trás de cada assassinato, criando suas próprias significações. Assim, buscou-se com base na comparação com alguns filmes e fatores da sociedade o entendimento acerca da imagem do assassino, mediante conexões entre narrativas, arquétipos da sombra, cores, armas utilizadas e questões sociais.

Palavras-chave: Assassinos. Duplos. Horror. Análise fílmica. Jordan Peele.

 

Título:  De Norma Jeane à Marilyn Monroe: uma fotobiografia no formato do fotolivro “Blonde”

Autores: Helena Cristina Soubcovski Rodrigues dos Santos Sores e Lucas Henrique Borges Felipe

Orientadora: Ana Rita Vidica Fernandes

Resumo:  Projeto experimental, executado como Trabalho de Conclusão de Curso, no qual se propõe a construir uma fotobiografia de Marilyn Monroe, dando luz à sua origem como Norma Jeane Mortensen até a sua morte, a fim de que seja vista além da figura midiática. Utiliza-se o método da fotobiografia (BRUNO, 2009) e da montagem (SAMAIN, 2012), materializada no formato de um fotolivro, construído a partir de imagens pré-existentes. O projeto discorre sobre a capacidade das imagens de dizer, mostrar e serem geradoras de sentimentos, além da força imagética da figura de Marilyn Monroe potencializada por meio da circulação, do consumo e da reprodutibilidade das imagens, questões discutidas teoricamente a partir de Benjamin (1994) e Carvalho e Lima (2012).

Palavras-chave: Marilyn Monroe. Fotobiografia. Fotolivro. Fotografia.

 

Título:  O cinema clássico e o melodrama: um estudo narrativo da saga de Harry Potter

Autora:  Isabela Evangelista Taquary

Orientador:  Rodrigo Cássio Oliveira

Resumo:  O presente trabalho tem como objetivo analisar as narrativas dos filmes da saga Harry Potter, no âmbito de suas semelhanças de construção narrativa e estrutural, com os princípios do melodrama e do cinema clássico hollywoodiano. Parte-se do entendimento de que a saga Harry Potter é uma produção cinematográfica de grande sucesso de bilheteria, inserida no que consideramos modelo de produção blockbuster high concept, que alcançou toda uma geração de fãs e que sua construção estilística, no âmbito das estratégias narrativas, faz-se essencial para explicar seu êxito. Esse trabalho busca estabelecer uma breve contextualização teórica das origens e características do melodrama e do estilo clássico hollywoodiano, a fim de entender a influência dessas escolas nas produções cinematográficas contemporâneas. Leva-se em conta, portanto, um recorte de cenas, retirado de cada um dos filmes da saga, para estruturar a análise através da lente de autores como Thomasseau, Brooks e Bordwell. O trabalho também se propõe a contextualizar a franquia de filmes adaptados dos livros de J.K. Rowling, no contexto de mudanças sofridas pela indústria cinematográfica de Hollywood, passando pelo high concept e chegando ao cinema dos anos 2000. A partir do desenvolvimento da pesquisa, espera-se compreender as estratégias narrativas utilizadas na saga, que mesmo após quase 20 anos do seu lançamento nas telas do cinema, ainda é referência e mantém milhões de fãs ao redor do mundo, em um contínuo desdobramento narrativo.

Palavras-chave: Harry Potter. Estudo de narrativas. Melodrama. Cinema Clássico Hollywoodiano.

 

Título:  O Protagonismo feminino em Fleabag: o circuito das mercadorias culturais na era on demand

Autora: Jhennifer Cris Lourenço Ferreira 

Orientadora: Lara Lima Satler

Resumo:  Tendo em vista a popularização dos meios digitais, pesquisa-se sobre como ocorre o protagonismo feminino em fleabag, no contexto on demand, a fim de estabelecer um diálogo crítico entre a produção, distribuição e circulação do produto cultural mercadológico Fleabag (2016). Para tanto, é necessário identificar a trajetória dos vídeos on demand (VoD), conhecer sobre representação de mulheres nas teorias do cinema e analisar o texto/imagem da série. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa a partir das seguintes junções de metodologias: pesquisa bibliográfica com base em Stumpf (2010), realizada em repositórios digitais; análise fílmica de Vanoye e Golliot-Leteté (1994) e o circuito cultural de Johnson (2020), que também é utilizado como referencial teórico, juntamente com Ann Kaplan (1995), Laura Mulvey (1983), Jesús Martín-Barbero (2001). Diante disso, constata-se em parte a dimensão cultural e simbólica de Fleabag, aliada à importância econômica dos VoD, na indústria do audiovisual.

Palavras-chave: Fleabag. Feminismo. Streaming. Circuito cultural.

 

Título:  Um tiro no escuro: quando o noir encontra o western em um curta-metragem experimental

Autores: João Guilherme de Oliveira Belo, José Fellype Barone de Matos, Patrick Ferreira Afonso, Sérgio Brito de Souza

Orientadora: Lara Lima Satler

Resumo: O presente trabalho busca entender como aliar características narrativas de dois gêneros do cinema, o western e o noir, com o objetivo de produzir um curta-metragem ficcional. Para isso, o texto aborda, no âmbito do audiovisual, conceitos como gênero, processo de hibridação, origens e características definidoras de tais estilos, como narrativas, arquétipos e técnicas de filmagem. Mais além, constrói-se um repertório fílmico e bibliográfico a fim de colher elementos pertinentes para a composição de uma narrativa original. Como resultado, tem-se a produção de um filme que dialoga com esses dois gêneros tão distintos entre si, trazendo em seu enredo um homem que foge do seu passado, com conceitos, símbolos, referências e alusões ao western e noir.

Palavras-chave: western; noir; curta-metragem; hibridação; projeto experimental.

 

Título:  Alice no País das Maravilhas: uma análise sobre expressionismo e o gótico no estilo cinematográfico de Tim     Burton

Autora:  Júlia Biscuola

Orientador: Rodrigo Cassio Oliveira

Resumo:  O presente trabalho faz uma análise fílmica do longa-metragem Alice no País das Maravilhas (2010), tendo como objetivo principal relacionar as características do gótico e do expressionismo alemão ao estilo de cinema do diretor Tim Burton. Nessa perspectiva, para a construção da estrutura teórica que sustenta a análise, são estudados e descritos de maneira breve todos os trabalhos do diretor até o momento em que o filme analisado é lançado. Para mais, é feito uma contextualização histórica dos estilos gótico e expressionista alemão a fim de exibir um panorama da contribuição de ambos os estilos, desde de seus surgimentos até a contemporaneidade da história do cinema. Duas abordagens metodológicas são utilizadas para a elaboração da análise do filme, o neoformalismo e o cognitivismo, se faz o uso dessas abordagens buscando sintetizar os pontos a serem investigados e delimitá-los a uma análise denotativa em detrimento aos sentidos conotativos. Dessa forma, esta pesquisa apresenta um resultado final satisfatório que mostra como o estilo de Tim Burton possui traços do gótico e do expressionismo atrelados à expressão artística do diretor.

Palavras-chave: Tim Burton. Gótico. Expressionismo Alemão. Análise Fílmica. Análise estilística. Alice no País das Maravilhas.

 

Título:  Da narrativa sequencial ao audiovisual: Proposta de um episódio piloto do webtoon Cherry Blossoms After Winter adaptado ao universo de Grand Theft Auto

Autores:  July Stefanny da Silva Zezuino, Samla Barbosa de Mesquita e Renan Freitas Santiago

Orientador:  Alexandre Tadeu dos Santos

Resumo:  O presente trabalho detalha a trajetória de idealização, criação e apresentação do resultado final do projeto experimental que teve como propósito a produção do roteiro adaptado baseado no primeiro capítulo do Webtoon Cherry Blossoms After Winter para o formato audiovisual dentro do jogo online GTA (Grand Theft Auto). Ao longo do trabalho foi apresentada e embasada a problemática que sondou a questão problema do projeto experimental: A mudança do meio e outros elementos, como aspectos sociais e culturais, por exemplo, interferem no processo de comunicação e adaptação de uma mensagem, neste caso, de uma narrativa sequencial para uma obra audiovisual? Dessa forma, o objetivo de realizar essa adaptação na prática foi de compreender se ao realizarmos uma adaptação a mensagem original seria apenas replicada ao ser adaptada para um meio distinto do qual foi proposta inicialmente pelo criador da obra ou a mensagem sofreria severas mudanças conforme o meio, contexto social/cultural ou público- alvo fossem alterados. Dessa forma, foi percebido que o meio e os elementos que compõem o processo de comunicação também são a mensagem, pois todos eles tiveram grande interferência no processo de adaptação do projeto experimental, assim como grandes obras cinematográficas que nasceram de adaptações. Ou seja, adaptações não são réplicas, adaptações são baseadas em contexto social, detalhes culturais e turbulências diversas do processo de comunicação.

Palavras-chave: Webtoon. Adaptação. Audiovisual. Comunicação.

 

Título:  Coloridas Angústias: a roteirização de clipes musicais com histórias complementares

Autores: Marcos Vinício José de Alvarenga e Rafael Struziatto Bonilla

Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira

Resumo: O presente trabalho visou a construção de três roteiros de videoclipes de rap para três singles com histórias complementares, com o objetivo de construir uma narrativa única, intrigante e que se relacionasse com o conceito do EP Coloridas Angústias. Através das leituras de bibliografias sobre a criação de roteiros e da origem e desenvolvimento do rap, em especial Robert McKee, criou-se cada capítulo de cada vez, respeitando ao máximo a duração das canções, até chegar no clímax da história, o ponto mais alto da narrativa, que se dá no final do último roteiro. O resultado obtido foi a estruturação de capítulos coesos entre si e que em certas partes de sua trama dialogam com as três músicas. Concluiu-se que o objetivo do trabalho foi satisfatório e a história permaneceu interessante em todos os seus pontos, principalmente devido à mudança constante de valores na história, com o objetivo de manter a atenção do espectador durante a estória.

Palavras-chave: Roteiro, Videoclipe, Rap.

 

Título:  Como produzir Bumper-Ads e as técnicas que um redator deve adotar na hora de roteirizá-los

Autor: Mário Rassi Reis

Orientadora: Janaína Vieira de Paula Jordão

Resumo:  Apresenta o que são os Bumper-Ads e as etapas necessárias para a elaboração de um roteiro efetivo para construção de um Bumper-Ad bem-sucedido. Tem por objetivo principal analisar casos Bumper-ads bem estruturados, com o intuito de que o produto dessa análise auxilie na elaboração de um roteiro realmente efetivo. Como objetivo específico espera-se reunir técnicas eficazes para construção de roteiros. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, por meio da realização de um estudo de caso. Responde de que forma o estudo da roteirização e a análise de campanhas bem estruturados podem ajudar na hora de construir roteiros efetivos para os Bumper-Ads além de apontar as dificuldades de elaboração desses roteiros devido à pouca discussão da temática na literatura científica.

Palavras-chave: YouTube. Redação Publicitária. Roteiro. Propagandas rápidas. Técnicas de Roteiro.

 

Título:  Cross, Trans e Multimídia: a estratégia da Fiat para a personagem Vivi Guedes

Autora:  Natália Matos Toledo

Orientadora: Thalita Sasse Fróes

Resumo:  O presente trabalho tem como objetivo compreender a narrativa como estratégia da campanha publicitária da Fiat chamada “Recebidões”, que misturou a realidade e a ficção ao colocar a personagem e influenciadora digital Vivi Guedes, da novela A Dona do Pedaço, como protagonista. O estudo de caso também busca estabelecer uma relação entre a cultura da convergência, de Henry Jenkins, com a história que se desenvolve nos meios online e offline, apresentando um conteúdo integrado tanto na novela quanto no Instagram, por meio das contas @estiloviviguedes e @fiatbr. A partir do desenvolvimento da pesquisa, busca-se ainda entender o termo ‘crosstransmultimídia’, cunhado pela agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made para definir a campanha. Ao combinar os conceitos de crossmídia, transmídia e multimídia, termos que se contradizem no âmbito teórico, a campanha apresenta uma outra forma, até então inovadora, de trabalhar a publicidade.

Palavras-chave: Marketing de Influência. Marketing de Conteúdo. Narrativa. Vivi Guedes. Fiat.

 

Título: O estranho que conscientiza: o uso da estética grotesca em campanhas de organizações não-governamentais

Autora: Paula Melo Riciolli

Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira

Resumo: O grotesco é uma categoria estética que se opõe às definições iniciais e mais comuns de beleza. Dessa maneira, ele se destaca por não seguir padrões impostos pela sociedade. No entanto, é possível ser utilizado até mesmo pela publicidade que não possui o histórico de recorrer a formas não convencionais. Por isso, este trabalho se propõe a analisar a inserção do grotesco na publicidade, dentro de um contexto de campanhas de organizações não-governamentais. Procurou-se compreender a evolução dos conceitos de estética e grotesco, além da discussão quanto à estética da publicidade. Por meio da análise, embasada pela semiótica, de duas campanhas com características grotescas, buscou-se também entender a maneira pelo qual o grotesco é construído para gerar conscientização. Assim, foi possível vislumbrar de forma mais detalhada as semelhanças e a eficácia da categoria estética em questão quando inserida na propaganda social. Expecta-se que esta discussão possa contribuir para que o grotesco seja utilizado de forma mais frequente e consciente por organizações do tipo.

Palavras-chave: grotesco; organizações não-governamentais; propaganda social; análise semiótica.

 

Título: Estudos culturais e Teoria Queer em narrativas seriadas: análise da representação LGBTQIA+ entre as séries Sex Education e Pose

Autor: Pedro Henrique Cruz de Oliveira Silva

Orientador: Lara Lima Satler

Resumo:  A pesquisa tem como objetivo evidenciar como se dão as representações de minorias em séries catalogadas na plataforma de streaming Netflix, focando especificamente nos seriados Sex Education e Pose. Busca-se entender as camadas narrativas construídas para uma representação fiel da comunidade LGBTQIA+ e como os roteiristas criaram as características físicas, culturais e sentimentais das personagens. Para a construção do presente texto sustenta-se metodologicamente em uma pesquisa bibliográfica sobre multiculturalismo, teoria queer, estudos culturais e etnográficos e performatividade de gênero e para a coleta de dados foi realizada uma etnografia da mídia, optando-se pelo Instagram como local para coleta de dados. Torna-se pertinente entender sobre a repercussão e importância dessas narrativas audiovisuais que representam as pluralidades sociais aos seus telespectadores.

Palavras-chave: Sexualidade; Queer; Estudos Culturais; Gênero; Netflix

 

Título:  Império Jalecos: Proposta de planejamento estratégico para uma loja de e-commerce

Autores: Rafael Paulino Borges e Fabrício Rodrigues Machado

Orientadora: Marina Roriz Lousa da Cunha

Resumo:  O presente trabalho é um projeto experimental relacionado ao marketing, área de estudo da comunicação. Este projeto objetiva construir um planejamento estratégico de comunicação para a marca Império Jalecos visando solidificação da imagem da marca no mercado de jalecos de luxo e, consequentemente, o aumento das vendas dos produtos, ultrapassando as dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus. Para auxiliar a conceituação deste projeto, contribuíram para o referencial bibliográfico Kotler (2006), Casas (2006) e diversos outros autores e pesquisadores de comunicação e mercadologia. O planejamento estratégico de comunicação foi realizado conforme apontado por Morais (2015), dentro dos moldes do mais recente conceito de marketing 3.0 e 4.0.

Palavras-chave: Planejamento de comunicação. Jalecos de luxo. Posicionamento. Moda. Marketing.

 

Título:  Feminicídio na mídia e a omissão do Estado na proteção às vítimas de violência doméstica e familiar

Autora:  Vanessa Machado Lamar

Orientador:  Magno Medeiros

Resumo:  Esta monografia tem por objetivo analisar o tratamento dado pela mídia em relação ao feminicídio e à omissão do Estado em proteger as vítimas de seus agressores. A pesquisa documental aborda alguns casos de feminicídio ocorridos na última década com ampla repercussão midiática. Dentre os casos que ganharam maior notoriedade na imprensa, citam-se os de Eliza Samúdio, da advogada Mércia Nakahima, assassinada pelo ex-namorado e a funkeira Amanda Bueno morta com crueldade pelo noivo. Apesar da repercussão, esses casos não mereceram, por parte do poder público, o necessário cuidado institucional e nem obtiveram o devido amparo legal, em conformidade com a Lei 11.340/2006, denominada Maria da Penha. A imprensa, que tem um papel importantíssimo na divulgação de notícias, falha quando transforma tragédias como essas em espetáculos midiáticos, a fim de ter audiência. A imprensa, como formadora de opinião, tem o dever de cobrar do Estado a aplicação efetiva das Leis que favorecem as mulheres, bem como promover ações que informem sobre os direitos delas e as alternativas para que esse quadro de feminicídio diminua, evitando, assim, desfechos fatais.

Palavras-chave: Feminicídio. Omissão do Estado. Mídia. Violência doméstica.

 

Título:  Análise das estratégias digitais de e-commerce da Americanas.com

Autor: Vitor Lima Alves

Orientador: Magno Luiz Medeiros da Silva

Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo de caso a respeito das estratégias digitais da Americanas.com. A Americanas.com é um site destinado ao comércio eletrônico, faz parte da B2W Digital (empresa líder em comércio eletrônico no Brasil, criada no final de 2006 pela fusão entre Submarino, Shoptime, Americanas.com). O site possui estoque próprio, mas também funciona como uma plataforma de marketplace. Como este trabalho pretendemos identificar “quais são as estratégias utilizadas pelo site Americanas.com para alcançar e persuadir o consumidor?”. E contextualizar o leitor sobre o contexto mercadológico da empresa, identificar quais as principais ferramentas utilizadas pela empresa e descrever as estratégias adotadas em cada ferramenta e analisar a usabilidade e a eficiência do site/aplicativo. Ao analisar o site e o aplicativo, buscamos identificar em suas interfaces e funções diversas estratégias, entre elas: obtenção de dados (cadastro de dados pessoais, análise de histórico e oferta de formulários de pesquisa, etc.), redução de passos para conclusão da compra, métodos de pagamentos inovadores, serviços complementares, dentre outras. Para além do conteúdo do site, analisamos também o conteúdo das redes sociais e os e-mails marketing emitidos pela empresa.

 

Palavras-chave: e-commerce; comércio eletrônico; marketplace; marketing; estratégias digitais; comportamento do consumidor.