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CaPPa - Trabalhos de Conclusão de Curso TCCs (2020-1)

Conheça os Trabalhos de Conclusão de Curso de 2020-1!!!

Boa Pesquisa e Leitura!!

 

Título: A realidade virtual modifica a experiência cinematográfica?: uma experimentação com óculos de realidade aumentada

Autora: Abda Hannielly Nogueira Bazzo 

Orientador: Daniel Christino

Banca: Marcilon Almeida de Melo e Rodrigo Cássio

Resumo:O presente trabalho visa fomentar a discussão acerca do uso da Realidade Virtual como nova mídia de entretenimento audiovisual. A partir da construção de entendimento sobre narrativa, história cinematográfica e posteriormente uma contextualização sobre a tecnologia abordada, é estabelecida a discussão sobre o futuro das produções audiovisuais. O estudo conta com as fundamentações de autores como Mieke Bal, Janet H. Murray e David Bordwell e é finalizado com o uso de óculos de Realidade Aumentada para experimentação de curtas-metragens e conclusões finais acerca do assunto.

Palavras-chave: Realidade Virtual. narrativa. experiência cinematográfica

 

Título: Confirme Aqui: uma plataforma para conectar os eleitores com os candidatos a prefeito de Anápolis na Eleição de 2020

REVINDA: a experimentação da estrutura mítica em um curta-metragem

Autores: Denilson da Silva Boaventura e Felipe Maia Flores Estado

Orientador: Magno Luiz Medeiros da Silva

Banca: Daniel Christino e Karine do Prado

Resumo: Este projeto experimental se propôs a criar a Confirme Aqui, uma plataforma digital que tem como objetivo conectar os eleitores com os candidatos a prefeito de Anápolis durante a eleição de 2020. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica a fim de compreender o histórico e os atores do processo eleitoral no município goiano, bem como os elementos que compõe a produção e a difusão de conteúdos em um website e nas redes sociais. Com base nisso, foi possível a tomada de decisões projetuais que conduziram ao desenvolvimento da plataforma, obtendo resultados satisfatórios quanto ao produto final.

Palavras-chave: Plataforma digital. Eleição 2020. Anápolis.

 

Título: Os desdobramentos do personagem Kirito e os aspectos simbólicos da narrativo um estudo do anime / jogo de Word Art Online

Autor: Estevão Pimenta Barreta Xavier dos Santos 

Orientador: Thalita Sasse Froés

Banca: Daniel Christino e Letícia Alcântara

Resumo: Este trabalho busca compreender o personagem Kirito do anime Sword Art Online por meio dos seus desdobramentos analisando os aspectos simbólicos presentes na narrativa. Utilizando a pesquisa bibliográfica para encontrar os referencias que fundamentem as discussões propostas, partindo do entendimento dos elementos que compõem a criação dos jogos e da tecnologia de realidade virtual, para uma melhor contextualização da narrativa e dos aspectos simbólicos apresentados no anime Sword Art Online e trazendo o mito do duplo como elemento essencial para entendimento do objeto de estudo.

Palavras-chave: Sword Art Online. Duplo. Realidade Virtual. Anime. Jogo.

 

Título: A importância da construção de personas para comunicação efetiva de uma empresa: um projeto experimental para a real cultura financeira 

Autores: Gabriella Porto Dourado e Yuri Melo Manfron

Orientador: Marina Roriz Lizzo Lousa da Cunha

Banca: Pedro Simon e Carlos Martins

Resumo:Desde do que é marketing e suas diversas definições ao longo do tempo e de cada área de aplicação até o passo a passo da criação de uma persona. O marketing como é conhecido hoje, já passou por muitas transições, começando pelas diversas transformações na sociedade e em como as pessoas percebem e entendem uma publicidade que as atinge, passando pela evolução das tecnologias e possibilidades de interagir com o imaginário das pessoas, chegando ao ponto onde apenas oferecer um produto em promoção já não têm valia perto das diversas formas existentes para se agregar valor à marcas que são utilizadas nos dias atuais. A transformação do consumidor e das marcas mostrou ser necessário estudar mais profundamente os comportamentos de quem compra e de quem vende, a busca por entender estes comportamentos hoje são indispensáveis para agregar valor nas horas corretas. A criação de ferramentas para entender melhor a nova jornada de compra se mostrou inevitável e então surgem as personas que funcionam junto com outras ferramentas para aprimorar ainda mais o entendimento dos consumidores e melhorar a efetividade das diversas formas de comunicação.

Palavras-chave: Marketing digital. comportamento do consumidor. persona.

 

Título: O Marketing de influência e o marketing de conteúdo como estratégias de comunicação no Youtube: estudo de caso canal Felipe Leão Viver de Loja

Autor: João Pedro Teixeira Moraes

Orientador: Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

Banca: Letícia Segurado Côrtes e Pedro Simon Gonçalves Araújo

Resumo: O presente trabalho examina o contexto histórico recente do campo do marketing e da comunicação, além de exemplificar, a partir de um estudo de caso, a aplicação de estratégias do marketing digital. A popularização das mídias sociais e a organização em comunidades online atingiram diretamente a forma como a Publicidade é construída, tornando o discurso desta diferente do que se viu anos atrás. Com o intuito de entender e aplicar essas transformações, a pesquisa aborda, inicialmente, uma reflexão teórica e, em seguida, um estudo de caso sobre o canal no Youtube “Felipe Leão Viver de Loja”. Dentre as estratégias de marketing digital estudadas, está a utilização de influenciadores digitais na comunicação de marcas e consumidores, e a construção de conteúdo com a finalidade de alcançar clientes cada vez mais engajados.

Palavras-chave: Comunicação. Marketing. Publicidade. Influenciadores Digitais. Felipe Leão Viver de Loja.

 

Título: Aplicabilidade do marketing 4.0 em novas marcas presentes em mercados consolidados: estudo de caso da Fintech Nubank 

Autor: José Wilson Costa Campos Júnior 

Orientador: Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

Banca: Letícia Segurado Côrtes e Arnaldo Alves Ferreira Júnior

Resumo:O mercado financeiro e o marketing compartilham uma característica similar em sua história: as suas transformações desde os seus respectivos surgimentos, principalmente no que tange a tecnologia e seu impacto na relação marca-cliente. Isto posto, o surgimento da fintech Nubank em um mercado consolidado com grandes concorrentes evidencia a transformação no comportamento do cliente, das relações marca-cliente e estratégias de marketing. Diante disso, o presente trabalho tem como questão problema: a aplicabilidade do Marketing 4.0 em novas marcas presentes em mercados consolidados: Estudo da fintech Nubank. A fim de sanar a pergunta acerca do tema, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica entre os principais autores da área de comunicação e marketing, levando em consideração a sua relevância na produção científica, em conjunto com a realização de uma análise, baseada na obra "Marketing 4.0: do tradicional ao digital" de Philip Kotler, de ações e estratégias utilizadas pela marca com o objetivo de tornar o consumidor em um advogado de marca. Desse modo, o trabalho demonstra-se relevante devido à fusão de um tema importante, porém pouco abordado em produções científicas na área da comunicação, o mercado financeiro, com a ilustração dos conceitos propostos pelo pai do marketing.

Palavras-chave: Marketing. Mercado financeiro. Nubank. Fintech. startup.

 

Título: A estética da Comunicação Visual no Instagram: uma análise das categorias de imagem propostas por Manovich

Autora: Nathália Lívia Gonzaga Borges 

Orientador: Marcilon Almeida de Melo

Banca: Daniel Christino e Rodrigo Cássio Oliveira

Resumo:O presente trabalho busca discutir o desenvolvimento do Instagram como plataforma de mídia e o impacto cultural que vem proporcionando nos últimos 10 anos no comportamento digital, na linguagem visual e nos estudos da imagem contemporânea. Para isso foi realizado um estudo bibliográfico da evolução das mídias sociais até o surgimento da plataforma, analisando-a como agente transformador da cultura visual atual através de um paralelo com a fotografia nos séculos anteriores e suas características. Na sequência foi feito um estudo em profundidade das categorias de imagem propostas por Manovich para compreender a produção estética no Instagram e o fenômeno do Instagramismo, proposto pelo autor. O trabalho se encerra com uma análise comparativa entre perfis de influenciadores digitais e a linguagem visual que adotam dentro das categorias estudadas.

Palavras-chave: Instagram. imagem contemporânea. Estética. Linguagem visual.

 

Título: A construção do merchandising social como uma abordagem pedagógica explícita na Telenovela O Clone

Autor: Renato Mello Soares de Lima 

Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos

Banca: Janaina Vieira de Paula Jordão e Adriana Pierre Coca

Resumo:As ocorrências de merchandising social em telenovelas, como um discurso pedagógico capaz de levantar discussões até então mantidas fora dos domínios de convívio social, mostraram-se em muitos casos eficientes no combate à desinformação de temas polêmicos. Partindo deste viés, o presente trabalho busca analisar o conceito quando inserido em uma obra com grandes índices de audiência para sua época, neste caso, O Clone, da autora Glória Perez, que abordou a temática das drogas como conteúdo de debate público. A análise buscou identificar as ações de conscientização acerca do tema por meio da transcrição dos diálogos inseridos nas cenas, revelando sua importância, igualmente ao da telenovela, como recurso da comunicação que ainda deve-se manter em atividade. Apresentou-se o comparativo entre merchandising social e merchandising comercial, bem como suas implicações sob o olhar da Teoria Crítica, na obtenção de resultados que propõem discussões a respeito da sua significância junto ao telespectador.

Palavras-chave: Telenovela. Merchandising Social. Merchandising. Teoria Crítica.O Clone (2001).

 

Título: Recepção coletiva: a socialidade e o fã da série de TV "The walking dead" nas redes sociais 

Autora: Valesca Portilho Vieira 

Orientador: Lara Lima Satler

Banca: Magno Luiz Medeiros da Silva e Vanessa Bandeira Moreira

Resumo: A seguinte pesquisa interessa-se pela a recepção a partir da socialidade dos fãs da série de TV The Walking Dead, no grupo The Walking Dead Walker’s no Facebook. A recepção tem sido vista a partir das implicações do meio e os fãs como uma subcultura marginal, mas ao visualizar o consumo deste público cada vez mais ativo pode-se observar que a tecnologia já não é capaz de explicar sozinha como eles recebem cada episódio de uma série. Para tal, é estabelecido diálogo entre os estudos ciberculturais e os estudos culturais. O diálogo acontece pois o objeto situa-se no ciberespaço, mas é na cultura que as referências de codificação e decodificação, além dos usos e apropriações, acontecem. Esta pesquisa observa o grupo tendo como referência teórica-metodológica a mediação da socialidade da cartografia de Martín-Barbero (2015) e ao fim constrói em uma observação participante que o processo acontece a partir de um fenômeno nomeado como recepção coletiva.

Palavras-chave: Recepção. Cultura de Fãs. Mapa das Mediações. Socialidade. Cultura Participativa. The Walking Dead Walker’s.