CaPPa - Trabalhos de Conclusão de Curso - TCCs (2019-2)
Conheça os Trabalhos de Conclusão de Curso de 2019-2!!!
Boa Pesquisa e Leitura!!
REVINDA: a experimentação da estrutura mítica em um curta-metragem
Orientador: Rafael Franco Coelho
Banca: Alexandre Tadeu e Karine do Prado
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explorar a estrutura narrativa mítica na produção de um curta-metragem, que se liga aos gêneros suspense e fantástico. Para tal realização, parte-se da compreensão de arquétipos e Jornada do Herói, bem como de abordagens teóricas acerca de mito, roteiro e produção audiovisual. Indo mais além, este projeto ainda carrega uma importante relação de intertextualidade com o mito indígena brasileiro que conta como a noite surgiu. Esse diálogo dá-se na narrativa devido ao processo de escatologia pelo qual o mundo está passando, que tem, como efeito, o desaparecimento da noite. Para que a noite seja recuperada e reapareça no mundo, alguém precisa encabeçar a jornada de retorno à origem dela, a qual se deu conforme o mito indígena relata. O resultado deste projeto é um produto cinematográfico que, a partir da compreensão das teorias apresentadas, contempla primordialmente a livre experimentação.
Palavras-chave: Estrutura narrativa mítica. Experimentação. Curta-metragem. Intertextualidade. Mitologia.
Link:
https://drive.google.com/folderview?id=1QLiG64ik2Rw7xu4DgGRnX7KSU_NtBQDK
Amanda Pereira Santos e Joaquim Belisário Martins
Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos
Banca: Prof. Dr. Daniel Christino e Me. Lidianne Porto Moraes
Resumo: Tendo em vista que o estado de Goiás é palco de diversas iniciativas oriundas da criatividade, a proposta deste projeto experimental é desenvolver e apresentar um documentário que ajude a difundir o conceito de economia criativa na internet. O objetivo do trabalho é, basicamente, contar a história do Coletivo Centopeia e sua atuação na área criativa, de modo a trazer à tona os impactos dos negócios criativos nas cidades da região e servir como inspiração para os profissionais ingressantes na área.
Palavras-chave: Economia Criativa. Documentário. Curta-metragem. Audiovisual.
Link de acesso no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=HwVNxmAFVkQ&t=2s
Ana Laura Silva Aleixo, Fernando Lopes Vieira de Almeida, Rodrigo Macedo Costa Filho
Orientadora: Karine do Padro Ferreira Gomes
Banca: Alexandre Tadeu dos Santos e Ana Rita Vidica
Resumo: O presente projeto trata sobre a construção de uma série de ensaios fotográficos inspirados no estilo do cineasta Pedro Almodóvar. Tem-se como objetivo a construção de ensaios conceituais que estabeleçam um intertexto de estilização – de acordo com a definição proposta por Covaleski (2007) - com o estilo de Almodóvar a partir dos filmes Tudo Sobre Minha Mãe (1999) e Má Educação (2004). Para isso, os autores deste buscam compreender como Almodóvar trabalha certos elementos em sua filmografia para se inspirarem e poderem construir ensaios que dialogam com o autor, mas que apresentem criatividade, construindo assim ensaios que exprimam conceitos imaginados por seus autores e em que os elementos retirados das obras de Almodóvar apresentem significados que correspondem as intenções dos realizadores deste projeto experimental.
Palavras-chave: Fotografia. Cinema. Pedro Almodóvar. Intertextualidade. Estilização
Link: https://drive.google.com/drive/folders/12Q_pupntzSzgdq3r2F_EjAzOfyCUjWoI?usp=sharing
A colheita: produção de um curta-metragem híbrido inspirado em Quentin Tarantino
Bárbara Moreira Lopes, George Luiz Queiroz Brandão Pinheiro e Guilherme da Silva Fernandes
Orientadora: Profª. Drª. Lara Lima Satler
Banca: Prof. Dr. Alexandre Tadeu dos Santos e Prof. Dr. Marcelo Henrique da Costa
Resumo: O presente trabalho objetiva realizar a produção de um curta metragem hibrido, inspirado na filmografia de Quentin Tarantino. Assim é guiado pela questão: como realizar um curta-metragem ficcional inspirado no referido diretor. A fim de produzir o filme foi utilizado, como metodologia, a pesquisa bibliográfica, a adaptação de roteiro, o modelo de produção industrial, com base no manual de Chris Rodrigues, e a produção autoral. Além disso, a pesquisa bibliográfica dialoga com a teoria de Rudolf Arnheim, além das temáticas Tarantianas de Mauro Baptista e o conceito de construção de roteiro adaptado, que se fundamenta em Syd Field. O curta metragem intitulado A Colheita é uma adaptação literária que retrata uma distopia social não muito distante. Espera-se, com esta experimentação, contribuir com pesquisas experimentais que se interessam pela filmografia tarantiana.
Palavras-chave: Audiovisual. Ficcional. Quentin Tarantino. Adaptação. Curta metragem.
Link: bit.ly/2p6rXwN
Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos
Banca: Dr. Janaína Vieira de Paula Jordão e Ms. Lidianne Porto Moraes
Resumo: O relato biográfico encontra-se em alta na atualidade por conta da fragilidade do real em uma era de imediatismos, e em detrimento está a ficção e os formatos que a apresentam, como a telenovela, visto a constante busca por uma inspiração cada vez mais possível. Apesar desta degradação do entretenimento televisivo, vagarosamente essa realidade vem sendo inserida na TV aumentando os índices de audiência a cada aparição, sendo a provável resposta para o sucesso de A força do querer, uma telenovela produzida pelos Estúdios Globo exibida em 2017, que retratou um caso biográfico em específico, com personalidades e atitudes que se assemelham as peripécias também vividas por muitas outras brasileiras. O presente estudo visa pensar a viabilidade da repetição desta tática em futuras produções a partir deste estudo de caso que tem como foco a análise da narrativa biográfica base e a sua adaptação para o formato teledramatúrgico, promovendo uma análise de caso de base narrativa, com objetivo de apresentar uma possível solução para a afamada morte prematura da televisão enquanto entretenimento aberto.
Palavras-chave: Telenovela. Biografia romanceada. Convergência narrativa. A força do querer (2017).
Marketing sensorial: a sensibilidade do cliente explorada estrategicamente
Orientadora: Profª Dr.ª Marina Roriz
Banca: Prof. Dr. Pedro Simon e Profª Dr.ª Janaína Jordão.
Resumo: O marketing 4.0 apresenta-se como um desafio, pois os profissionais de marketing devem conduzir os consumidores até a apologia, último estágio do modelo 5A’s. Estágio no qual o consumidor torna-se advogado de marca. Porém, o marketing tradicional têm demonstrado declínio de eficiência por operar geralmente com uma comunicação bissensorial, em meio ao caos de informações saturantes que os consumidores enfrentam diariamente. O presente estudo tem como tema Marketing Sensorial: a sensibilidade do cliente explorada estrategicamente e utiliza-se como metodologia pesquisas bibliográficas, para solucionar a seguinte questão problema: O marketing sensorial poderá alavancar os resultados de comunicação e levar o consumidor a apologia, já que atinge o emocional dos consumidores por múltiplos sentidos, gerando maior lembrança de marca? O objetivo desta monografia é discorrer sobre o marketing sensorial, como uma ferramenta multissensorial, capaz de fazer as marcas se comunicarem através dos cinco sentidos com seus consumidores de maneira eficaz, gerar fidelidade de marca e alcançar a apologia do modelo 5A’s. A fidelidade no marketing sensorial é alcançada por três vias: Liderança; a marca lidera em tendências, autenticidade ou popularidade. Grande experiência; a marca é uma experiência para o consumidor que gosta de verdade dos seus produtos ou serviços em detrimento de outras marcas, sendo a mais atraente ou pela sua qualidade. Clareza; A marca se distingue das demais. Percebe-se que a comunicação multissensorial gera experiências inesquecíveis, através de emoções alcançadas por estímulos aprimorados que proporcionam vínculos, que ocorrem em um toque, em uma degustação, um cheiro, um som específico e visualização, pontos sensoriais trabalhados como partes isoladas, mas que integram a marca como um todo. Considera-se que as marcas as quais apresentam maior fidelidade e apologia dos consumidores são marcas que se aventuraram pela plataforma multissensorial e surpreendem seus clientes com um toque a mais e gera fidelidade de marca por múltiplos sentidos.
Palavras-chave: Marketing. Bissensorial. Multissensorial. Fidelidade. Marca.
Maquiagem e figurino: análise e direção de arte do curta-metragem Revinda
Gabriela Tavares Silva e Yasmin Fernandes de Barros
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Tadeu
Banca: Prof.ª Ms. Karine do Prado Ferreira Gomes e mestranda Lidianne Porto Moraes
Resumo: O presente trabalho visa compreender o papel e a importância da direção de arte na produção audiovisual, tendo como foco a maquiagem e o figurino. Para viabilizar o estudo acerca dessa temática, contam-se com pesquisas bibliográficas que se apoiam em autoras como Vera Hamburger (2014) para explicar o trabalho do diretor de arte fazendo um apanhado geral, Adriana Leite e Lisette Guerra (2002) para esclarecer a relevância do figurino, e Patrice Pavis (2015) para discorrer sobre a maquiagem dentro do universo cinematográfico. Aplicando esses conhecimentos de modo a trazer uma maior clareza às ideias discutidas e dar maior visibilidade à essas temáticas, o trabalho conta com a realização de um projeto experimental que se concretiza no efetivo planejamento e execução da direção de arte do curta-metragem Revinda (2019), dirigido por Karlos Eduardo.
Palavras-chave: Cinema. Direção de arte. Figurino. Maquiagem
Links importantes:
Galeria digital: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1JfP0Jg8fD7JYkwlGwxPp2lPHiiN21Nk2
Link do curta: https://drive.google.com/file/d/13_wNZSf2iywll5TnSmETmWp4Fc2U0qgx/view?usp=drivesdk
Link do teaser:https://drive.google.com/open?id=1ALVLD89eotF5EU69I4vRHmRm-7TQPs
A construção do ativismo em rede e o papel das hashtags
Orientadora: Prof.ª Dr. ª Marina Roriz
Co-orientador: Prof. Dr. Arnaldo Alves
Banca: Prof.ª Dr. ª Marina Roriz, Prof. Dr. Arnaldo Alves, Prof.ª Dra. Janaína Jordão
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explorar o ativismo na Internet e suas nuances, focando no fenômeno do ativismo de hashtag. A pesquisa mesclou métodos qualitativos e quantitativos para realizar as análises, utilizando como objeto de estudo o movimento Fashion Revolution e a hashtag #whomademyclothes. Buscou-se entender como o ativismo se articula na sociedade em rede, compreendendo seus principais atributos, assim como o papel que as hashtags desempenham no contexto de mobilização. Os resultados evidenciaram que as hashtags passaram a exercer mais que seu objetivo primário, de indexação técnica, e passaram a fazer parte do discurso, como um símbolo.
Palavras-chave: Hashtag. Ativismo. Redes Sociais. Fashion Revolution.
Guia de marketing digital para blogueiras de moda
Jeanne Karen Lobo Araújo e Karollina Sousa Lopes
Orientador: Profª Ms. Letícia Segurado Côrtes
Banca: Profª Ms Karine do Prado Ferreira Gomes e Prof° Ms Pedro Simon Gonçalves Araújo
Resumo: Os blogs de moda deixaram de ser apenas um fenômeno virtual tornando as blogueiras formadoras de opinião e influenciadoras para seus leitores. O presente projeto experimental propõe definir quais as melhores estratégias e ferramentas que blogueiras, que possuem pouco conhecimento sobre marketing digital, podem utilizar para aumentar o alcance e engajamento de seus blogs. Para isso, desenvolvemos um guia de marketing digital para blogueiras de moda, recorrendo às teorias do marketing 4.0 e estudos sobre redes sociais.
Palavras-chave: Marketing digital, Blogs de moda, Moda, Redes sociais
Guia de marketing desenvolvido no TCC
O plano de comunicação de um movimento social: o caso do movimento Paz Por Favor
Orientador: Profª. Dra. Marina Roriz
Banca: Karine Prado e Pedro Simon
Resumo: O seguinte trabalho consiste em explicar ao leitor o que é planejamento e como ele se aplica na comunicação, levando-o a entender as partes que o compõe, assim como sua importância, funcionalidade e aplicação que originará um plano comunicacional para o Movimento Paz Por Favor que será também apresentado. O objetivo deste consiste em dar mais visibilidade à organização no ano de 2020, criando uma campanha de propaganda com o foco de tornar mais conhecida essa instituição que age pela paz. Embasado pelo briefing, ou resumo da situação, este projeto experimental usará de estratégias de marketing juntamente com informações mercadológicas, comerciais e de publicidade e propaganda digitais, para desenvolver as melhores táticas e atividades de comunicação para que a missão da organização seja cumprida de maneira mais eficaz, assertiva e eficiente.
Palavras-chave: Planejamento, plano de comunicação, paz.
Vermelho Sangue: A Construção de Sentido para a Representatividade na Produção do Videoclipe Musical
Orientador: Prof. Dr. Rafael Franco Coelho
Banca: Prof. Dr. Alexandre Tadeu dos Santos e Prof. Ms. Karine do Prado Ferreira Gomes
Resumo: O presente trabalho busca transparecer, através da produção de um videoclipe musical com a música Bate Mais, da banda Teto Preto, a representação da figura da mulher sobre uma perspectiva do ser feminino como forte e que luta contra o machismo e a violência contra a mulher. A partir da proposta, o conceito de montagem discutido por Eisenstein será base para a reflexão sobre a construção de sentido no vídeo. As caracterizações acerca do videoclipe musical, trabalhadas por Machado (2000), também serão um eixo de discussão relevante para o projeto. O produto do videoclipe musical busca discutir conceitos de feminino, como os propostos por Beauvoir (1980), além de levantar questões sobre o processo de produção audiovisual e como este pode se desenvolver para a representação da figura feminina.
Palavras-chave: Videoclipe musical. Mulher. Construção de sentido. Montagem.
Links para o trabalho:
https://www.youtube.com/watch?v=7lAru12QzBU
https://drive.google.com/open?id=1jMQJunWYfs3ZG8rl6P6bJ-J8HKTiZ15G
Marketing Digital: uma jornada viável para micronegócios
Autoras: Ketlen Komorek de Aquino, Larissa Jácome do Carmo e Victória Ferreira Arantes
Orientadora: Prof.ª. Dra. Thalita Sasse Fróes
Banca: Ma. Alessandra Cristina Gomes d Prof.ª. Ma. Karine do Prado Ferreira Gomes
Resumo: Na era da conectividade, os meios on-line e off-line caminham para a integração. As relações de consumo se alteram, ganhando uma configuração horizontal, nas quais os consumidores passam a cobrar das marcas uma comunicação cada vez mais ressonante. Consequentemente, o marketing se renova, apresentando novos recursos nativos do universo digital, dando origem a mais um desafio de adaptação para quem tem o próprio negócio. Visando desmistificar o marketing digital, o presente projeto experimental propõe a criação de um caminho assertivo para a construção da presença online de um micronegócio, definindo como público o aluno de graduação que empreende ou tem interesse em empreender. Para tanto, o projeto apresenta como proposta um curso presencial e material de apoio, baseados em um modelo de Jornada, desenvolvido para guiar o aluno ao longo de cada etapa da inserção do seu negócio nos espaços on-line.
Palavras-chave: curso de marketing digital, empreendedorismo, on-line.
A nova jornada de compra: o comportamento da comunidade virtual da marca Quem disse, Berenice?
Orientadora: Thalita Sásse Fróes
Banca: Karine do Prado e Pedro Simon
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender o comportamento do consumidor na comunidade virtual. O trabalho parte do problema de como o compartilhamento de experiências pela comunidade virtual afeta a jornada de compra do consumidor. Os métodos utilizados para alcançar este objetivo foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O objeto do estudo trata-se da comunidade virtual da marca Quem disse, Berenice?, sendo analisado seu comportamento nas plataformas da internet como: Google, Reclame Aqui, Ecommerce, Twitter, Youtube, Facebook e Instagram. Os resultados obtidos com o estudo foram muito relevantes para compreender que as experiências de consumo decorrentes da fase pós-compra funcionam como fonte de informação primordial para consumidores que se encontram na fase de pesquisa para a tomada de decisão. Além disso, foi possível constatar que os consumidores compartilham suas opiniões em diversas plataformas da internet.
Palavras-Chave: Comportamento. Consumidor. Experiência. Jornada de Compra. Plataformas da Internet.
Domésticas: meus primeiros passos na contramão da invisibilidade social por meio da fotografia
Orientadora: Prof. Dr.ª Ana Rita Vidica Fernandes
Banca: Prof. Ms.ª Karine do Prado e Prof. Dr.ª Janaína Jordão
Resumo: Projeto experimental, feito como Trabalho de Conclusão de Curso, composto pela reflexão teórica sobre a situação das empregadas domésticas na região metropolitana de Goiânia, que busca valorizar aspectos singulares e identitários dessas mulheres, promovendo sua visibilidade por meio da produção de fotografias e entrevistas de quatro mulheres do ramo e sua exibição na exposição coletiva “Retratos da Diversidade e da Diferença”. O projeto se baseia no conceito de invisibilidade pública, de Fernando Braga da Costa (2004), permeado pela relação das trabalhadoras domésticas com mídia, beleza e consumo, de Janaína Jordão (2013). A fotografia é vista como retrato íntimo, conforme Charlotte Cotton (2010), que perpassa a produção fotográfica e, ao ser exibida, é alçado ao olhar do outro.
Palavras-chave: Empregadas domésticas. Invisibilidade Pública. Fotografia. Goiânia.
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Tadeu dos Santos
Banca: Prof.ª Ms. ª Karine do Prado Ferreira Gomes e Ms. ª Lidianne Porto Moraes
Resumo: As Narrativas Transmídias são um fenômeno que devemos perceber como fruto do momento e do sistema midiático vigente desde a última década, e já estudado por diversos autores. Partindo da perspectiva da Cultura da Convergência (Henry Jenkins), e autores que conversam com essa base teórica, este trabalho busca compreender de que maneiras o propósito da ficção seriada afeta a forma como ela atualiza os elementos narrativos por meio de uma Analise Fílmica da primeira temporada da série “Agentes S.H.I.E.L.D. da Marvel” comparando-a às obras da base narrativa que se relacionam diretamente com ela. Para a construção metodológica, estabeleceremos princípios segundo alguns estudiosos e faremos uso do conceito de “reassistência” (MITTEL), como estratégia de análise, e da plataforma de streaming (Netflix), como ferramenta que nos permite manusear o objeto a fim de analisá-lo. Como fruto da análise, percebeu-se que há uma diferença entre construir a narrativa “a partir de” e “através de” e que a ficção seriada se propõe a última, traduzindo na forma como esta atualiza o elemento “agencia S.H.I.E.L.D.” Esta atualização se dá através dos pontos de conexão narrativa, mas também em questões de originalidade da obra e que a complementariedade narrativa, objetivo das Narrativas Transmídias, se dá através da restrição narrativa em cada uma das obras. Dessa forma, elas não se divergem ou competem entre si, mas se completam em busca de um significado narrativo mais completo e complexo.
Palavras-Chave: Cultura da Convergência. Narrativas Transmídias. Ficção Seriada. Universo Cinematográfico Marvel. Agentes S.H.I.E.L.D. da Marvel.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Thalita Sasse Froés
Banca: Prof. Me. Pedro Simon Gonçalves e Prof.ª Ms. Karine do Prado
Resumo: O presente trabalho tem como foco a compreensão do posicionamento enquanto persona da marca adotado pela Netflix na rede social Twitter, para o público brasileiro. Levando em conta o cenário mercadológico digital, e a humanização das marcas como uma possível estratégia de diferenciação, o trabalho propõe uma análise sobre o paradoxo entre a comicidade da Brand Persona da Netflix, que adota o arquétipo do Bobo da Corte, e o conteúdo de terror da série O Mundo Sombrio de Sabrina, durante a campanha de divulgação do produto original do serviço de streaming, no perfil @NetflixBrasil no Twitter. O estudo de caso, realizado com o apoio da pesquisa bibliográfica, possibilitou um entendimento acerca de como a Netflix utiliza o Twitter como forma de humanizar a relação entre marca e consumidor.
Palavras-chave: Humanização das marcas. Marketing digital. Netflix. O Mundo Sombrio de Sabrina.
Temporalidade em “No Intenso Agora”
Pedro Ernesto Pires Inácio Carneiro
Orientador: Prof. Dr. Daniel Christino
Banca: Prof. Dr. Lisandro Nogueira e Prof. Dr. Rafael de Almeida Tavares Borges
Resumo: O presente trabalho intenciona compreender as relações de temporalidade e afetividade imbricadas na forma e no conteúdo do filme No Intenso Agora (2017), de João Moreira Salles, expoente de um estilo fílmico ainda pouco explorado – o filme ensaio. Respeitando as peculiaridades do estilo livre e da pulsão poética desse formato, e preservando a singularidade da obra, desenvolve-se um estudo que começa pelas teorias do cinema a respeito da forma, focado nas noções de temporalidade e transicionando estes conceitos para as teorias da análise fílmica. Por fim, empreendendo uma análise teórica, crítica e hermenêutica (interpretativa) da obra a fim de pensar com o filme, e não apenas pensar o filme. Desvela-se aí, as relações viscerais da obra e do filme ensaio com o tempo e o ser próprio do homem.
Palavras-chave: Temporalidade. Filme Ensaio. Ser-aí.
Netflix, salvadora de séries? O caso da compra da série Lucifer
Orientadora: Prof. Dra. Lara Lima Satler
Banca: Mestranda Ana Júlia de Freitas Carrijo e Prof. Dr. Arnaldo Alves Ferreira Júnior
Resumo: O seguinte trabalho, pesquisa as relações desenvolvidas pela Netflix e a comunidade de fãs no caso de compra da série Lucifer (TOM KAPINOS, 2016), antes pertencente a Fox. Por meio dessa relação, observa-se o posicionamento institucional do streaming como salvadora de séries e sua tentativa de empoderamento dos fãs na rede de filiação Twitter. Netflix é um streaming conhecido por sua interação com a comunidade de fãs e por salvar séries e dá-las continuidade. Observar um streaming que se posiciona desta maneira e compreender se seu posicionamento condiz com os fatos de suas decisões é intrigante. Por esse motivo, decidiu-se por aproximar teorias sobre cultura e a Internet, ao utilizar da teoria da cibercultura de Pierre Lévy (2013) e da teoria das mediações de Jesús Martín-Barbero (2015). O objetivo desta pesquisa é compreender como a Netflix reafirma seu posicionamento institucional por meio do caso da compra da série Lucifer. Para tal fim, optou-se pela junção de duas metodologias, correspondentes as escolas epistemológicas que foram utilizadas neste trabalho (Estudos Ciberculturais e Estudos da Cultura Latino-Americana) ARS – Análise de Redes Sociais com fins classificatórios e de delimitação do objeto e o Mapa Barberiano como método analítico, por meio das mediações da tecnicidade, sociabilidade e institucionalidade (MARTÍN-BARBERO, 2015). Através dos resultados, compreende-se que as relações estabelecidas pela Netflix e a comunidade de fãs vão além da simples amigável negociação por meio de hashtags no Twitter, e que as lógicas de produção e o formato industrial de streaming são importantes na compra e cancelamento de séries, quanto para seu posicionamento institucional.
Palavras-chave: Netflix. Comunidade de fãs. Lucifer.
Rum Rumpi Lê: Um documentário sobre a comunicação musical de grupos de candomblé
Orientador: Prof. Dr. Rafael Franco Coelho
Banca: Profa. Ms. Karine do Prado Ferreira Gomes e Prof. Dr. Alexandre Tadeu dos Santos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, através de um documentário, expor como a música pode ser um instrumento de comunicação, bem como a sua importância para religiões afro-brasileiras. A fim de entender como se dá o processo de comunicação musical e de que maneira ela é utilizada por membros de tais religiões, foi feito um breve panorama sobre a história do candomblé, bem como sobre o papel dos ogãs em tal contexto. Tendo como linha central as produções de Claudine de France sobre a antropologia da comunicação visual e a importância de tais estudos para a exposição de problemáticas de ordem social, assume-se que o cinema documentário é a melhor ferramenta para discussão do tema apresentado. Fazendo, também, um estudo dos conceitos abordados por Bill Nichols sobre o documentário, foi produzido um curta-metragem documental, apresentando aqui o produto, a respeito da importância da comunicação musical para as religiões de matrizes africanas, como o candomblé, e de que maneira esse tipo de comunicação pode ser utilizado para uma melhor compreensão da cultura de tais grupos.
Palavras-chave: Comunicação; Música; Antropologia Fílmica; Candomblé; Documentário.
Link da narrativa visual: https://youtu.be/-WqB5jsZ8nA
O videogame como um meio midiático e como a publicidade pode se adequar a ele
Vinicius Prado Barbosa Roqueti
Orientador: Daniel Christino
Banca: José Abrão e Lisandro Nogueira
Resumo: Tendo noção dos atuais meios de comunicação e de mídia, um que vem crescendo rapidamente são os videogames, porem a publicidade não tem se utilizando tanto desse meio que possui um futuro promissor. Baseado nisso, a seguinte monografia possui a intenção de trabalhar os conceitos de jogos e videogames, usando-se como ponto de partida e uma das bases, os estudos do autor Johan Huizinga em Homo Ludens sobre o jogo como parte essencial da cultura, a história de como os videogames se popularizaram com a Atari, e encerrando com as diversas maneiras que a publicidade pode se adequar ao universo dos videogames.
Palavras-chaves: Advergames, jogos, videogames, publicidade, Pepsiman.
Vitória Cristina Sandri Rodrigues
Orientador: Magno Luiz Medeiros da Silva
Banca: Gardene Leão de Castro e Ângela Teixeira de Moraes
Resumo: Este trabalho pretende analisar a relação de poder entre adultos, crianças e adolescentes na obra Lemony Snicket: Desventuras em Série, adaptação para a Netflix. O propósito de compreender tal fenômeno é fomentar a discussão acerca desse assunto, usando a ficção como suporte para facilitar o entendimento da realidade. Para tanto, foram usados os métodos Análise Crítica do Discurso, a partir de Fairclough, e Análise Fílmica, com base em Casetti e Di Chio, no estudo de cinco cenas mais relevantes recortadas de episódios da série. Durante essa análise, foram observados elementos presentes nas relações entre os personagens que caracterizassem relações de poder, utilizando-se como principal base teórica os estudos de Foucault. Além disso, foram trazidos dados e leis que tratem dos temas apresentados na obra em busca de conectá-la com o mundo real.
Palavras-chave: Crianças e adolescentes. Relações de poder. Desventuras em Série.
Os periquitos do Goiás Esporte Clube: a percepção da torcida sobre as mascotes
Orientadora: Profª. Ms. Letícia Segurado Côrtes
Banca: Profª. Drª. Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha e Prof. Ms. Pedro Simon Gonçalves Araújo
Resumo: Este trabalho pretendeu discutir sobre a identificação e proximidade do clube com o torcedor-consumidor por meio das novas Mascotes do Goiás Esporte Clube através das ações do marketing esportivo. Para isso, foi utilizada a pesquisa qualitativa com a análise de discurso na perspectiva de Pêcheux, que buscou responder: a torcida do Goiás se sente representada pelas novas mascotes? O objetivo do trabalho é identificar a percepção dos torcedores sobre a mudança dos Periquitos, sendo que os objetivos específicos são: entender a importância das mascotes para o Goiás Esporte Clube e identificar se os torcedores aprovaram as ações realizadas pelo Marketing do Clube por meio das publicações no seu Instagram oficial.
Palavras-Chave: Mascotes; torcedor-consumidor; Identificação; Goiás Esporte Clube; Instagram; Marketing Esportivo.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lara Lima Satler
Banca: Prof. Me. Bruno Eduardo Morais de Araújo e Mestranda Thátilla Sousa Santos
Resumo: Esta pesquisa busca compreender o produto nipônico animê, suas lógicas de produção e sua construção narrativa transnacional. A partir da análise do animê Fullmetal Alchemist: Brotherhood é estabelecida a busca por definir se o uso de símbolos narrativos transnacionais atuam como mediadores entre a produção dos estúdios japoneses e a recepção do público que se encontra inserido em uma sociedade contemporânea globalizada permeada por mediações em suas práticas sociais. Partindo da Pesquisa Bibliográfica para definir parâmetros teóricos e referenciais para a discussão, juntamente com a Teoria das Mediações de Jesús Martín-Barbero que busca discutir o complexidade comunicacional no qual esse produto se encontra inserido, aliada a metodologia de Análise Fílmica usada como método analítico na busca pela compreensão dessa narrativa.
Palavras-Chave: Animê. FMAB. Misticismo. Mediações. Socialidade.
Título:
A representação do eu na fotografia de retrato: uma análise de quatro obras fotográficas brasileiras
Autora:
Yasmim Martins de Andrade Lobo
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Rita Vidica
Banca: Prof. Me. Karine do Prado e Me. Sharmaine Caixeta
Resumo: “A representação do eu na fotografia de retrato: uma análise de quatro obras fotográficas brasileiras” se constituiu em um trabalho reflexivo sobre os modos de construção do eu, que transitam entre a documentação do real, no sentido da existência da pessoa, e a ficcionalização de si mesmo, através da percepção das poses, técnicas de iluminação e fotografia e criação de dispositivos artísticos. Metodologicamente, parte-se da seleção das obras fotográficas brasileiras que tem o retrato como perspectiva de produção, usando ferramentas que advém, primordialmente do fazer fotográfico publicitário. As obras selecionadas são: “Dê forma” de Gisela Motta e Leandro Lima (2005),” Mulheres Centrais” do Coletivo Garapa (2008), “Meninas do Rio” de Ana Stewart (2016) e “O outro” de Luciana Fars (2017). A partir desta seleção, empreende-se uma análise pela via da discussão teórica sobre a constituição do retrato fotográfico e o processo de encenação e a criação de um “eu ficcional” por meio dos autores Fabris (2004), Soulages (2010), Cotton (2010), Dobal (2013), Reis Filho e Moraes (2016), percebendo a constituição do conjunto de retratos de cada obra pela noção de dispositivo fotográfico (DUGUET, 2009).Conclui-se que há um trânsito entre documento e ficção, borrando as fronteiras de ambos, porém apresentados pela particularidade de cada obra selecionada, o que leva a aproximações e afastamentos entre as obras e uma complexidade dos modos de produção do retrato fotográfico.
Palavras-chave: Fotografia; Retrato; Documento; Ficção.