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CaPPa - Trabalhos de Conclusão de Curso TCCs (2022-1)

Conheça os Trabalhos de Conclusão de Curso de 2022-1

Boa Pesquisa e Boa Leitura!

 

Título: A ascensão do drops: um novo formato audiovisual criado pelo usuário

Autora: Camila Cristina Lucindo Hirth

Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos

Resumo: Esta pesquisa tem como questão problema a pergunta: “De que maneira Drops pode ser considerado um novo formato audiovisual que se reconfigura na Cultura Participativa?”. Drops é uma terminologia já existente que define os vídeos curtos criados para o meio digital. Neste sentido, analisam-se 75 vídeos vinculados no TikTok, Reels e Shorts por meio de tabulação eletrônica e, como metodologia complementar, análise dos elementos fílmicos específicos e não-específicos de parte da coleta. Além disso, discorre-se acerca da problemática do vídeo e da migração cinematográfica através do tempo. Como resultado, entendeu-se que os consumidores criam suas próprias narrativas apropriando-se de técnicas já conhecidas pela indústria e que o formato detém características o suficiente para ser considerado um dos subgêneros do vídeo no ambiente digital.

Palavras-chave: Audiovisual; Curtos formatos; Redes sociais; Cultura participativa.

 

Título: O branded contente como estratégia publicitária na telenovela “A dona do Pedaço” – um estudo a partir da marca Ifood

Autor: Jeison Miranda Porto 

Orientador: Alexandre Tadeu dos Santos

Resumo: A presente pesquisa analisa de que maneira o formato publicitário conhecido como branded content foi utilizado de maneira precursora pela marca de aplicativo de delivery Ifood na telenovela brasileira A Dona do Pedaço. A pesquisa feita tem caráter qualitativo e os métodos utilizados para construir o estudo acerca do tema foram a pesquisa bibliográfica e a análise fílmica, aplicada às cenas da novela que contaram com inserções de marca do aplicativo Ifood. A importância da análise do case de Ifood e A Dona do Pedaço está na compreensão do modo em que a marca escolheu atuar dentro da telenovela e em como se deu o storytelling do aplicativo dentro da narrativa.

Palavras-chave: Branded Content; Telenovela; Merchandising; A Dona do Pedaço; Ifood.

 

Título: Astroturfing – um estudo exploratório das produções acadêmicas sobre essa prática comunicacional

Autor: João Victor Lima da Cunha e Souza

Orientador: Daniel Christino

Resumo: Astroturfing é uma prática de comunicação enganosa que consiste em simular a existência de um público que defende uma organização ou agentes políticos ou que ataca os concorrentes ou adversários. Essa terminologia surgiu em 1985 com um caso de lobby exposto pelo jornal The Washington Post, mas só ganhou a devida atenção nos últimos 7 anos com o desenvolvimento de pesquisas sobre algumas formas de astroturfing digital como os bots e as contas falsas nos sites de redes sociais. Desse cenário crescente de produções acadêmicas majoritariamente anglófono surge a presente pesquisa bibliográfica. A investigação emprega procedimentos metodológicos do tipo de pesquisa em estado da arte e objetiva oferecer ao campo um panorama das pesquisas sobre o tema, indicando as contribuições que as dez produções mais citadas dão ao cenário. O método utilizado revelou tendências no ramo de pesquisa, pontos em que os autores divergem ou convergem ao tratar do fenômeno estudado, lacunas ainda inexploradas e por fim sugere uma lista com termos correlatos ao astroturfing que podem ser utilizados como termos descritores quando os próximos pesquisadores forem buscar por bibliografia disponível. Ademais, a pesquisa revelou que muito embora astroturfing seja um fenômeno comunicacional, grande porção das pesquisas que abordam esse fenômeno o tratam de modo linear e determinista não empregando um viés comunicacional para enxergá-lo.

Palavras-chave: Astroturfing; astroturf; comunicação enganosa.

 

Título: Fotolivro de estimação – uma proposta de sensibilização pela fotografia

Autora: Joyce Arruda dos Santos

Orientadora: Ana Rita Vidica

Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso executado de forma experimental, objetiva construir o "Fotolivro de Estimação" contendo um ensaio visual com fotografias e histórias de animais que foram abandonados e sofreram maus-tratos, mas tiverem um desfecho feliz com a adoção de famílias amorosas. O objetivo é sensibilizar sobre o abandono e maus-tratos de animais, utilizando a fotografia, a fim de estimular a adoção ao interligar as fotografias às respectivas histórias para, assim, construir o fotolivro. A presente pesquisa intenciona usar como método as ideias de Fiuza para construir o ensaio visual e de Fernández para embasar o fotolivro além de fazer uma discussão sobre a fotografia e apresentar o contexto social do abandono e maus-tratos para relatar a realidade vivida por animais de rua a fim de provocar uma reflexão e desejável mudança de atitude das pessoas.

Palavras-chave: Ensaio Visual; Animais;  Fotografias; Fotolivro; Adoção.

 

Título: Projeto experimental – criação da marca e identidade visual do estabelecimento Reset – Arcade Bar

Autores: Paulo José Mesquita de Campos Curado e Pedro Paulo Rodrigues de Cirqueira

Orientador: Rafael Franco Coelho

Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é um projeto experimental com objetivo geral de criar a marca e a identidade visual da Reset - Acarde Bar. Dentre os objetivos específicos estão desenvolver o manual da marca; desenvolver a marca com um posicionamento claro e objetivo e desenvolver as redes sociais para exemplificar as peças gráficas. Sabe-se que um planejamento de criação e gestão de marca envolvem diversos elementos como o conceito da marca, o branding, sua identidade visual, seu posicionamento no mercado, seu público-alvo, entre outros. O intuito é construir uma identidade visual que sintetize a ideia de bar temático dos anos 1980 unido ao fliperama. O trabalho foi construído levando em consideração os conceitos fundamentais de branding, design, cor, símbolos e tipografias. Para realização do projeto, usou-se como base os conceitos e métodos de Maria Luísa Peón e Alina Wheeler. 

Palavras-chave: identidade visual; marca; design.