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Anais 6 Colóquio para Apresentações Acadêmicas

Minibanner ISSN 2019

 

Anais do 6oColóquio para Apresentações Acadêmicas (CaPPa)

A coordenação do 6oCaPPa tem a satisfação de apresentar o resultado científico do evento. Estivemos reunidos, de 3 a 5 de junho de 2019, discutindo questões importantes à área da Comunicação, no que tangem às discussões teóricas e práticas da profissão de comunicadores e publicitários. Seguem os resumos simples dos palestrantes Maria Cristina Franco Ferraz (UFRJ) e Erickson Saint Clair (UFF), Rafael Aranha (E-commerce Magazine Luiza SP) e Matheus Ribeiro (TV Anhanguera). Além dos resumos e artigos completos dos comunicadores nos cinco GTs dos evento.

 

Boa leitura a todos(as)!!!

 

Ana Rita Vidica e Lara Lima Satler

 

Black Mirror: estilhaços distópicos da contemporaneidade

Maria Cristina Franco Ferraz (UFRJ) e Erickson Saint Clair (UFF)

A série Black Mirror será o ponto de partida para nossa reflexão acerca de temas cruciais que atravessam a experiência da atualidade. As relações entre cultura, ética e tecnologias serão o foco do debate proposto. Em especial, analisaremos criticamente o problema da avaliação e suas implicações (ep. Queda Livre), a difusão do ódio online pela perspectiva do contágio social e da produção de ressentimento (ep. Odiados pela nação) e o esvaziamento do político nas democraciasrepresentativas contemporâneas (ep. Waldo).

 

Marketing Digital como pilar de inovação no varejo brasileiro

Pedro Aranha (E-commerce Magazine Luiza SP)

Da ótica de um profissional que se descobriu dentro do Marketing Digital, vamos discutir alguns cases do Magazine Luiza, como social-commerce e digitalização de lojas físicas, tendências do mercado, como Omnichannel e criadores de conteúdo, e os desafios de acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor atual.

 

Matheus Ribeiro (TV Anhanguera)

 

GT1 – Marketing, Estratégia e Contemporaneidade

Coordenadores:Marina Roriz e Letícia Côrtes

Monitores:Jeison Miranda

 

Título: Rupaul’s Drag Race e o impulsionamento da cultura drag

Autores: Vinícius Oliveira Silva e Lara Lima Satler

 

Resumo:A produção de reality showsvem crescendo em meio a diversos formatos audiovisuais na contemporaneidade. Neste artigo iremos refletir como uma competição de Drag Queens, conseguiu contrariar a lógica dos grandes meios de comunicação e se tornar popular na mídia. Através de uma pesquisa bibliográfica, no confronto da literatura para sustentar as opiniões pessoais, vamos discutir que a partir de RuPaul’s Drag Race, as artistas drags ganharam mais visibilidade, colocando em alta não só o programa, mas também as drag queenslocais, tornando-as atrativas para campanhas publicitárias de grandes marcas, no Brasil.

Palavras-chave:cultura; reality show; Drag Queen; performances.

 

 

GT2 – Caiu na rede, ainda é cinema?

Coordenadores:Lara Satler, Arthur Bilego e Alda Alexandre

Monitores:Maria Luiza Gomes e João Pedro Nascimento

 

Título: Padrões estéticos e o corpo feminino em performance no Youtube: uma revisão bibliográfica

Autoras: Beatriz de Almeida Prado e Lara Lima Satler

 

Resumo:Este artigo tem como objetivo buscar fontes de estudo que irão auxiliar no aprofundamento e desenvolvimento de uma investigação que visa analisar como a produção e consumo de vídeos no YouTube afetam a autoimagem e a autoestima de mulheres, partindo-se dos vídeos de “TourPelo Meu Corpo” das youtubersLuíza Junqueira e Ellora Haonne. Por meio da abordagem de pesquisa bibliográfica busca-se contribuir para o campo de estudos em comunicação e performances culturais, bem como ampliar as discussões nesse recorte temático.

Palavras-chave:Pesquisa Bibliográfica; Mulher; Performance; YouTube

 

 

Título: A representação social do publicitário na cinematografia brasileira: uma análise fílmica de “Se eu fosse você” e “Se eu fosse você II”

Autores: Rossane Elias Carvalho e Mayllon Lyggon de Sousa Oliveira

 

Resumo:O presente estudo trata da Representação Social do publicitário na cinematografia brasileira, como é construída e de que forma ela é apresentada ao público frequentador do cinema brasileiro. O principal objetivo é destacar as características pessoais e comportamentais do publicitário e do mercado no qual ele está inserido e compará-las com o profissional exposto nos filmes. Com isso, a intenção é perceber até que ponto o que é apresentado nas telas foi socialmente construído para gerar uma aproximação do telespectador com o sujeito publicitário. A atividade publicitária tem como premissa comunicar algo a alguém e isso movimenta representações que permitem o reconhecimento do público com a marca, que se utiliza do referencial socialmente construído para facilitar essa aproximação.

Palavras-chave:Representação social; estereótipo; publicitário; cinema.

 

 

Título: Estilo, hibridismo e performance na construção da “Hora do conto”: um levantamento bibliográfico

Autoras: Vanessa Bandeira Moreira e Lara Lima Satler

 

Resumo:Este artigo partiu de uma pesquisa em andamento que visa analisar de que forma o estilo, a performance e o hibridismo de linguagens são trabalhados na narrativa audiovisual bilíngue “Hora do Conto”, série oferecida nas plataformas televisiva e web da emissora TV UFG, e de que forma operam no processo educacional dos espectadores. A fim de auxiliar no desenvolvimento desta pesquisa, o presente artigo tem por objetivo mapear os estudos que estão sendo realizados no Brasil, por meio da abordagem metodológica da pesquisa bibliográfica, com o intuito de contribuir com pesquisas que trabalham com experimentações audiovisuais dentro do recorte proposto.

Palavras-chave:Pesquisa bibliográfica; Estilo; Hibridismo; Performance; Narrativas audiovisuais.

 

 

Título: A influência de artistas na promoção de mensagens de cunho social na internet

Autores: Amanda Pereira Santos, Gabriel Vieira Giband e Lara Lima Satler

 

Resumo: Em busca de compreender a influência de artistas na promoção de mensagens de cunho social na internet, desenvolvemos um estudo da repercussão do discurso de prevenção ao suicídio entre o público e a grande mídia a partir da metodologia escolhida: a análise da recepção da mídia em relação ao videoclipe 1-800-273-8255, lançado em 28 de abril de 2017 pelo artista Logic em conjunto com Khalid e Alessia Cara. Por meio da pesquisa, queremos entender se o alcance das mensagens difundidas por celebridades é também sinônimo de eficácia, além de propor o debate em relação à credibilidade do discurso de tais artistas, mesmo que não estejam ocupando seu lugar de fala.

Palavras-chave: influência, artistas, social.

 

Título: O protagonismo negro na plataforma nacional Porta Curtas

Autoras: Samla Barbosa de Mesquita e Lara Lima Satler

 

Resumo:A Agência Nacional do Cinema, ANCINE, em meados de 2016 publicou uma pesquisa que comprovava a ausência da participação de pessoas negras em obras audiovisuais nacionais. Essa iniciativa teve como objetivo demonstrar a realidade da falta de diversidade de gênero e raça que há nesse setor cultural. Diante deste panorama geral apresentado pela ANCINE, o presente artigo objetiva realizar uma coleta de dados sobre a diversidade de raça no audiovisual nacional, porém, com um recorte voltado para a plataforma Porta Curtas, que é um dos endereços digitais que disponibiliza produções brasileiras, em streaming. Metodologicamente, o texto é construído a partir da pesquisa bibliográfica e do mapa metodológico da Teoria das Mediações, além da Análise das Redes Sociais (ARS). Como resultado, espera-se contribuir com discussões sobre representação racial no audiovisual contemporâneo em streaming.   

 

Palavras-chave:Porta Curtas; Representatividade negra; Streaming; Audiovisual

 

 

GT3 – Criatividade em Prática

Coordenadores:Karine Prado e Renato Cirino

Monitor:João Pedro Nascimento

 

Título: O Desejo

Autores: Samla Barbosa de Mesquita, Denilson da Silva Boaventura, Carolina de Souza Verri, Renan Freitas Santiago, Douglas Raphael Costa de Melo e Alexandre Tadeu dos Santos

 

Resumo:O presente trabalho relata o conceito, o processo criativo e a produção final do filme publicitário O Desejo. Fruto da disciplina de Produção Audiovisual I do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás, o comercial de 30 segundos faz o uso do nível intertextual alusão com o longa-metragem Beleza Americana(1999) para divulgar o aplicativo de compras Wish.

Palavras-chave:audiovisual; filme publicitário; intertextualidade; alusão

 

 

GT4 – Comunicação, Narrativa e Tecnologia

Coordenadores:Thalita Sasse Fróes e Arnaldo Alves

Monitores:Isabela Taquary e Jeison Miranda

 

Título: Call me by your name: representatividade LGBT no cinema

Autor: Davi Aparecido Leite e Janaína Vieira de Paula Jordão

 

Resumo:A comunidade LGBT demorou muitos anos para ser representada nos mais diversos âmbitos da sociedade e da comunicação, principalmente, nas produções cinematográficas. Após conquistar algum espaço frente as filmadoras, vem sendo apresentada em grande parte das vezes de maneira esteriotipada. Contudo, nos últimos anos surgiram produções, como Call Me By Your Name, que cairam nas graças do grande público e trouxeram um viés sobre a descoberta da sexualidade homossexual pouco exposto: a naturalização. Portanto,  neste artigo, analisou-se a representatividade LGBT no cinema comparando Call Me By Your Namecom outras produções desta mesma tamática e tornaram-se famosas, averiguando qual pontos que elas aproximam-se e distanciam-se em seus discursos.

 

Palavras-chave:Representatividade; Sexualidade; Cinema; Audiovisual; comunicação.

 

Título: O sagrado através do profano em How Big How Blue How Beautiful

Autor: Paulo Fernando Tomaz Junqueira e Thalita Sasse Froés

 

Resumo:Este artigo visa realizar uma análise, por meio da hermenêutica simbólica, do vídeo How Big How Blue How Beautiful(2015) tendo como entendimento aspectos do mito do duplo entrelaçado com os conceitos de sagrado e profano estabelecidos por Mircea Eliade (2010), muito evidentes na perspectiva do homem barroco. Identifica os elementos simbólicos existentes no objeto que corroboram para que os conceitos levantados sejam entendidos e entrelaçados, compreendendo a construção realizada por Tabitha Denholm e Vincent Haycock, diretores do vídeo.  

Palavras-chave:Mito do duplo; sagrado e profano; How Big How Blue How Beautiful; análise simbólica.

 

 

Título: Youtubers de Anime na Plataforma Youtube Brasil

Autora: Wadna da Silva Coelho e Lara Lima Satler

Resumo: Este trabalho busca entender as mediações presentes nas relações entre os atores (indivíduos) presentes na plataforma YouTube Brasil, mas especificamente entre Youtubersde anime e seu público. Para tanto foi necessário primeiramente realizar um levantamento, este tendo como objetivo descobrir quais são esses canais e posteriormente obter um recorte selecionando canais-objetos para a análise. Partiu-se da metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS) para a descoberta e seleção dos canais-objetos a serem analisados, juntamente com a Teoria Barberiana das Mediações para compreender as complexas implicações presentes nesse emaranhado que constitui as relações comunicacionais. Usa-se ainda a pesquisa bibliográfica como método. Como resultados, nota-se a necessidade da articulação de mais elementos do mapa Barberiano para uma melhor compreensão do processo comunicacional como um todo.

Palavras-chave:Anime; YouTube; ARS; Mediações; Conexões

 

 

GT5 – Imagem Fotográfica

Coordenadores: Ana Rita Vidica, Gabriela Alves e Lisbeth Oliveira

Monitores:Hugo Farias e Izis de Sousa

 

Título: Olhos da mente – o invisível nas casas: um fotolivro construído através de intervenções fotográficas

Autores: Murilo Giaciani Prado e Ana Rita Vidica

 

Resumo: Olhos da mente - o invisível nas casas: Um fotolivro construído através de intervenções é o resultado de um projeto experimental feito como Trabalho de Conclusão de Curso composto de uma reflexão teórica e um fotolivro. A narrativa visual parte deste fotolivro foi elaborada através de andanças por casas com um olhar atento aos detalhes que cerca aquele espaço, a partir da metodologia do flâneur. Depois, foram acrescentados elementos através da pintura, buscando outros modos de significação destes espaços que vão além do olhar cotidiano.

Palavras-chave:Fotografia; fotolivro; flâneur; fotopintura; imaginação;

 

 

Título: O retrato na fotografia contemporânea: A partir das obras “Meninas do Rio” de Ana Stewart e “O outro” de Luciana Fars

Autoras: Yasmim Martins de Andrade Lobo e Ana Rita Vidica

 

Resumo:Esta comunicação se propõe a refletir sobre o retrato na fotografia contemporânea através das obras “Meninas do Rio” de Ana Stewart e “O Outro” de Luciana Fars. Parte-se da discussão a respeito da fotografia na contemporaneidade a partir dos termos “fotografia contaminada” de Tadeu Chiarelli, “fotografia expandida” de Rubens Fernandes Júnior e “fotografia contemporânea” de Eder Chiodetto. Depois é delineado o conceito de dispositivo artístico por Anne-Marie Duguet a fim de perceber as estratégias da produção do retrato nas obras citadas. Cruzam-se as imagens destas obras a fim de perceber as semelhanças e dissemelhanças conforme proposta teórico-metodológica de Didi-Huberman, de maneira sincrônica.4

Palavras-chave: Retrato, Fotografia Contemporânea, Dispositivo

 

 

Título: Senhor Antônio – uma narrativa visual sobre cotidiano e cidade

Autoras: Jéssica Caetano Santos, Iasmin Silveira Franco, Jéssica Farias Paiva, Lara Cintra Pires, Radharani Claro de Amorim e Ana Rita Vidica

 

Resumo: Esta narrativa visual foi realizada durante a disciplina de “Introdução à Fotografia” do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Ela é composta por uma sequencia de fotografias, de um senhor chamado, Antônio, com o objetivo principal de mostrar e provocar a reflexão acerca da relação que as pessoas têm com a cidade, trazendo à tona a figura e protagonismo desse senhor que mantém uma interação peculiar e especial com o meio que vive.

Palavras-chave:fotografia; cidade; interação; narrativa visual.

 

 

Título: Seis cidades de Goiás

Autores: Isabela Cavalcante Holanda, João Victor Souza, José Lucas Fagundes, Joyce Arruda Santos, Laura Costa Alves, Maria Clara Viana, Ana Rita Vidica 

 

Resumo:Este trabalho se trata da produção de uma narrativa visual, na qual constam 18 fotografias de seis cidades escolhidas do Estado de Goiás que apresentavam proximidade com os autores deste, partindo do conceito de álbum comparativo. O objetivo principal do trabalho é apresentar diferenças entre as cidades e exaltar peculiaridades das mesmas. A atividade foi realizada dentro da disciplina de “Introdução à Fotografia” do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Goiás sob a orientação da professora Ana Rita Vidica.

 

Palavras-chave: fotografia; cidade; álbum comparativo; Goiás.