CaPPa - Trabalhos de Conclusão de Curso TCCs (2021-1)
Conheça os Trabalhos de Conclusão de Curso de 2021-1
Boa Pesquisa e Boa Leitura!
Título: Ex VJ da MTV – colocando essa P#@% de volta a funcionar
Autoras: Ana Clara Marques de Pliveira e Eliza Araújo Pereira
Orientador: Marcilon Almeida de Melo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a produção de um projeto experimental audiovisual inspirado no "jeito MTV" para reprodução no Instagram. A MTV marcou as gerações X e Y (nascidos entre 1960 e 1996) e criou uma nova forma de fazer TV, uma forma jovem, descontraída, musical e transgressora, tanto no jornalismo quanto no entretenimento. Por esse motivo buscou-se resgatar os conceitos e estética da emissora, adaptando-a ao formato digital, afinal o instagram tem um grande potencial de disseminação de conteúdo, além de estar ativamente envolvido em facilitar a produção de vídeos dos seus usuários.
Palavras-chave: MTV, VJ, Instagram.
Orientador: Rafael Franco Coelho
Resumo: O presente trabalho estuda a autorrepresentação no audiovisual dos indígenas Tapuios do aldeamento Carretão, que se situa nas proximidades da Cidade de Rubiataba, interior do estado de Goiás. Teremos como foco a reprodução de imagens inverídicas dos indígenas brasileiros no audiovisual, e como essa reprodução infundida contribui para o perpetuamento de pensamentos estereotipados a respeito da imagem do indígena. O estudo tem como principais ferramentas o levantamento bibliográfico e à análise fílmica que estudará o documentário "Amanajé, o mensageiro do futuro”, um filme carta produzido inteiramente pelos indígenas do Carretão, no ano de 2019 com ajuda da Kam filmes produtora goiana, como uma forma de expressão de sua luta para a desconstrução de estereótipos, reprodução de sua história de resistência e perpetuamento de seus costumes, um filme que conversa diretamente com todas as gerações futuras. Durante o estudo do tema e análise do filme carta, a pesquisa buscou refletir sobre o uso do audiovisual como uma ferramenta de mudança ou perpetuamento de preconceitos, o mesmo sendo assim um reflexo da sociedade.
Palavras-chave: Antropologia visual. Audiovisual. Documentário. Tapuio. Estereótipos. Representação.
Orientadora: Janaína Vieira De Paula Jordão
Resumo: O presente estudo tem como principal foco abordar a produção e desenvolvimento de um videoclipe de música eletrônica da música Power Deep Inside do DJ Sterzi que é o nome artístico do autor deste trabalho cujo objetivo geral é apresentar a música eletrônica por meio de um projeto experimental desde sua fase inicial de criação até o produto final. Em caráter específico então caracterizar e conceituar o que vem a ser a música eletrônica; evidenciar o videoclipe e fatores que compõem o processo de criação destes; e por fim, apresentar um produto final, que engloba música eletrônica e videoclipe. A metodologia do trabalho foi se pautar em conteúdos de Publicidade e Propaganda, como briefing, análise SWOT, análise de público, etc. A tecnologia hoje é onipresente. Assim, não é de surpreender que tenha tido uma influência profunda na arte da música. Através desse projeto, foi possível evidenciar todo o processo de criação de um videoclipe, desde o processo de coleta de informações do briefing à criação do roteiro e gravação e edição do produto final, além de fazer uma contextualização da história da música eletrônica e do uso do videoclipe por artistas, bandas e canais televisivos.
Palavras-chave: música eletrônica, videoclipe, projeto experimental, tecnologia, linguagem.
O vídeo produzido pode ser acessado no link: https://drive.google.com/file/d/1ns1mv2iOw1cHbS3Uts-jGIf4cyFEjVSS/view
Autora: Vitória Massimina Marques
Orientadora: Letícia Segurado Côrtes
Resumo: Ao se observar essa revolução da internet nos meios de comunicação e das relações sociais com o ganho de prestígio social das celebridades, é possível destacar que as marcas passam a ver a relação entre marca e celebridade como uma forma de alcançar um de seus objetivos: a aproximação com seu público. Sendo assim, surgiu a motivação de tentar entender como que a presença da cantora Beyoncé foi usada pelas marcas Adidas e Ivy Park para seduzir o público, que derivou na questão-problema formulada: Qual a taxa de engajamento com o endosso da Beyoncé na divulgação da coleção das marcas Adidas e Ivy Park no Instagram em Janeiro de 2020 e em Agosto de 2021. O objetivo geral deste trabalho foi buscar entender como a relação entre celebridade e marca, através do endosso, consegue aproximar de seu público. Os objetivos específicos foram analisar o perfil @weareivypark, verificar a força do endosso de Beyoncé, mensurar a taxa de engajamento da primeira campanha da marca e da campanha“Rodeo”. Para a metodologia, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com um estudo de caso, tendo como objetos de estudo a primeira e a última campanha das coleções desenvolvidas pela "collab" entre Adidas e Ivy Park com o endosso da cantora Beyoncé, com intuito de medir a taxa de engajamento com a presença da cantora. Como parte dos resultados obtidos, foi observado que a interação nos posts da rede social Instagram quando a imagem da cantora, além de que o engajamento no perfil da marca é proporcionalmente maior com o desenvolvimento da marca ao lado da cantora. Dessa forma, observa-se que a presença do indivíduo célebre pode ser fator de influência comprovado para o sucesso de uma marca.
Palavras-chave: Celebridades. Comunicação. Endosso. Marcas. Marketing.
Título: Co-fiar: tecendo narrativas fotográficas sobre mulheres com deficiência
Autora: Wendyane Silva Geraldes
Orientadora: Lisbeth Oliveira / Co-orientadora: Lara Lima Satler
Resumo: A deficiência é um tema ainda em ascensão acadêmica, principalmente no Brasil. Mesmo que o país reconheça 24% da população autodeclarada como pessoas com deficiência ainda se percebe muitos estigmas e preconceitos sobre essa característica de existência humana. Este projeto experimental tem como objetivo pesquisar e compreender os conceitos que permeiam este tema, se propondo entender como a representatividade de pessoas com deficiência pode ser um fator que leva a aceitação da diversidade. Afim de desenvolver respostas, uma série de ensaios fotográficos baseados nos conceitos de Alejandro Vásquez Escalona (2011) e Beatriz Fiuza (2008) foram elaborados unindo-se a entrevistas realizadas com intuito de desenvolver um produto poético-artístico que trouxesse as narrativas de mulheres com deficiência para o centro, proporcionando visibilidade no objetivo de alcançar a representatividade. Um objeto artístico que uniu pesquisa, experiência e prática manual resulta como produto final deste projeto experimental.
Palavras-chave: Deficiência. Mulheres. Ensaios Fotográficos. Estudos Feministas da Deficiência. Representatividade.
Título: Dead Space: a construção do terror na narrativa
Autor: Yulle Diniz Bittencourt Ferreira
Orientador: Daniel Christino
Resumo: Esta pesquisa estuda a forma como os jogos de terror, em específico o jogo Dead Space, são projetados para assustar e construir a sensação de medo ao jogador, utilizando-se da narrativa da saga e da semiótica brutalmente utilizada, do estado experiencial do jogador, bem como o choque de surpresa, tensão e suspense.
Palavras-chave: Video-games, jogos de terror, medo, susto, suspense, gameplay.