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CaPPa - Trabalhos de Conclusão de Curso TCCs (2022-2)

Conheça os Trabalhos de Conclusão de Curso de 2022-2

Boa Pesquisa e Boa Leitura!

 

Título: A profissão de social media e a atuação de profissionais na cidade de Goiânia

 Autora: Amanda Cândida Silva

 Orientadora: Daiana Stasiak

 Resumo: O profissional denominado como Social Media é hoje um dos principais  responsáveis por intermediar a relação entre organizações e seus públicos e por isso torna-se cada vez mais demandado no mundo corporativo. O objetivo geral deste trabalho é apresentar uma análise dos profissionais de Social Media que atuam na cidade de Goiânia, identificar as funções desempenhadas e como estão inseridos na comunicação de pequenos e grandes negócios.  Os conceitos utilizados abordam temas como web 2.0, profissões midiáticas: Jornalismo; Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, além de Mídias Sociais e estudos sobre o perfil do Social Media. A metodologia traz uma pesquisa quali-quantitativa com dados sobre as funções desempenhadas na profissão colhidos por meio  de uma pesquisa de opinião, que identificou a integração do mercado e as exigências diante os profissionais. Esse estudo permitiu entender a perspectiva do profissional diante da  profissão e ampliar a visão das organizações sobre a relevância das estruturas de comunicação. 

Palavras-chave: Social Media. Comunicação. Profissão. Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo.

 

Título: Marcas que deixamos – um projeto experimental inspirado na educomunicação como abordagem para discutir sobre bullying

 Autoras: Bruna Silva Mello da Silveira, Karina Xavier Sanches Melo e Luiza Dumont Lauriano Leme

 Orientadora: Lara Lima Satler

 Resumo: Este trabalho discorre como tema central sobre as premissas da Educomunicação, que pode ser compreendida pelo uso das mídias em processos educativos. Este projeto experimental também está atrelado à discussão e enfrentamento do bullying com crianças e adolescentes nas escolas e na sociedade. Questionamos como a abordagem teórica e metodológica da Educomunicação pode contribuir para realização de um projeto experimental sobre bullying. A pesquisa tem como objetivo geral analisar e orientar de que forma a Educomunicação pode estimular o protagonismo e debates desses jovens diante de assuntos importantes, incentivando-os a buscarem alternativas e soluções para esses conflitos e, abordar em como essas novas gerações  se relacionam com tantas mudanças na educação. Quanto à metodologia utilizada para atingir o objetivo, foram utilizados o método de pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico do estudo e o método pesquisa-ação para o desenvolvimento da produção do vídeo durante a oficina, intitulada “Marcas que deixamos”, e da roda de conversa com os jovens convidados. Esse vídeo foi a criação do produto final, com algumas dinâmicas envolvendo esses jovens para orientar e transmitir os conhecimentos e experiências dos participantes da oficina, como forma de fazer com que elas passem esses aprendizados adiante. Os resultados alcançados demonstram que, na construção do vídeo,  todos os participantes da oficina se sentiram engajados com as conversas e experiências que tiveram durante a produção para, assim, gerar a capacidade de enfrentar e contestar contra o bullying, caso eles presenciem algum desses comportamentos agressivos contínuos.

Palavras-chave: Educomunicação. Bullying. Educação. Gerações. Comunicação.

 

 Título: Era do streaming – consumo personalizado de música e a construção de gosto na plataforma Spotify

 Autora: Cecilia Fernandes Neves de Rezende Rodrigues

 Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira

 Resumo: A construção identitária acontece, principalmente, na juventude, sendo a música uma parte bastante importante para seu processo de desenvolvimento. Na atual era, onde há uso massivo das mídias sociais e aparelhos móveis, além da super acessibilidade da informação e abundância de conteúdo, os serviços de streaming revolucionaram a maneira de consumir música. Nessa nova realidade, o Spotify é hoje a maior plataforma de streaming musical do mundo, tendo a personalização como seu maior diferencial. Este trabalho tem como intuito investigar de que modo o
ambiente personalizado disponibilizado pela plataforma Spotify para o consumo de música colabora para a construção de gosto dos usuários jovens e,
consequentemente, para o fortalecimento da identidade dos mesmos. O trabalho desenvolveu um grupo de discussão e posteriormente entrevista em profundidade com jovens usuários do Spotify, entre 18 a 24 anos, no qual foi constatado que a plataforma reforça o gosto musical dos seus utilizadores, além de ter grande influência na concepção de como esses jovens se reconhecem e se mostram para o mundo.
Palavras-chave: Música; Spotify; Identidade; Gosto; Consumo de música;
Streaming musical.

 

 Título: Os valores da Nike expressos na Jornada do Herói vivida por Ronaldo Fenômeno

 Autor: Danilo Saraiva de Pina

 Orientador: Ricardo Pavan

 Resumo: O presente trabalho visa conectar os conceitos da Jornada do Herói, abordados por Christopher Vogler (2003) no livro “A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores”, alinhados a história da carreira do jogador Ronaldo Fenômeno, que viveu um processo de redenção marcante para o futebol entre as Copas do Mundo de 1998 e 2002. A Nike, patrocinadora mais importante de Ronaldo, visava expandir a sua atuação em nível internacional na década de 1990, e para isso decidiu investir no futebol, o principal esporte do mundo. Ronaldo, então, tornou- se o grande embaixador da marca dentro do futebol e sua história expressa os valores com os quais a Nike sempre inspirou nas pessoas, de se superar, não desistir e conquistar a vitória. A parceria de ambos foi significativa para a consolidação da empresa no meio futebolístico, com uma comunicação mais lúdica com as pessoas em suas campanhas publicitárias e também no quesito de inovação tecnológica para o esporte, e por meio deste trabalho espera-se demonstrar como se desenvolveu essa parceria e o seu legado.

Palavras-chave: Ronaldo Fenômeno. Nike. Jornada do Herói. Arquétipo do Herói. Mercado esportivo.

 

Título do trabalho: Embalagens de café tradicional e extraforte: análise de como seus aspectos podem influenciar na decisão de compra dos consumidores

 Autora: Emily Fonseca Fortunato

 Orientadora: Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

 Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a influência das embalagens de cafés tradicionais e extrafortes na decisão de compra dos consumidores. Para tanto, além da revisão bibliográfica sobre o tema, foram feitas entrevistas em profundidade com compradores e consumidores de café com o intuito de esclarecer quais são os motivos que os levam a efetuar a compra do café e se a embalagem está incluída nesta motivação. Para aprofundar a questão, buscou-se compreender em que ponto os aspectos ligados à embalagem, tais quais materiais, processo de embalagem, funcionalidade e design, incluindo cores, tipografias e imagens possuem capacidade de intervenção na decisão de compra. A pesquisa procurou assim compreender como o design de embalagem atinge o consumidor nas gôndolas do mercado e esclarecer se as embalagens são um fator importante e/ou determinante na decisão de compra dos consumidores de cafés tradicionais e extrafortes.

Palavras-chave: Embalagem de café. Decisão de compra. Design de embalagem.

 

Título: LOVEMARKS - um estudo de caso da marca de maquiagens Linha Bruna Tavares

 Autora: Esther Modesto de Almeida

 Orientadora: Marina Roriz Lousa da Cunha

 Resumo: Este presente trabalho tem como objetivo entender como as marcas podem construir uma relação diferenciada com seus consumidores, tornando-se lovemarks. Para tal, foi realizada uma revisão de dados bibliográficos em torno dos assuntos sob diferentes perspectivas, que levaram a um melhor entendimento sobre o tema. Além da revisão, foi feito um estudo de caso da marca Linha Bruna Tavares para entender se esta pode ser classificada como uma lovemark. Para isso, são apresentadas as ações realizadas pela marca que se encaixam nos atributos das lovemarks. Com base na análise dos dados abordados, foi possível inferir que a marca apesar de ser nova, está no caminho para tornar-se uma lovemark.

Palavras-chave: Marcas. Branding. Lovemarks. Linha Bruna Tavares

 

Título: Plano de marketing para um microempreendedor individual de aromatizantes de ambientes – uma proposta para implementação

 Autora: Flávia Novais Cardoso

 Orientadora: Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

 Resumo: O presente trabalho é um projeto experimental cujo objetivo é a elaboração de um plano de marketing para a MapeZ essence, uma empresa de um Microempreendedor Individual (MEI) dentro do segmento de aromatizantes de ambientes. O estudo parte da questão problema: “como a elaboração de um plano de marketing pode contribuir para o conhecimento do mercado de aromatizantes de ambientes e para o crescimento de uma empresa neste ramo?”, e consta de uma primeira parte de revisão bibliográfica, onde foram abordados conceitos importantes do marketing e do planejamento de marketing, como a abordagem estratégica para produzir o documento de plano de marketing, bem como discutida a importância da elaboração deste material para empresas, especialmente aquelas de menor porte. O presente trabalho teve como objetivo geral realizar a construção de construir um plano de marketing para a empresa MapeZ essence, proporcionar um aumento de alcance e lembrança de marca, bem como uma adequação de posicionamento de marca. E para atender ao objetivo geral, teve-se como específicos, fazer uma análise da organização, da concorrência, do ambiente externo em que ela se encontra, identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades para, a partir de tais variáveis, traçar um plano de ações dentro dos desafios e potencialidades da empresa, para então o desejado crescimento do alcance e da lembrança de marca e a adequação de seu posicionamento. O levantamento bibliográfico concentrou-se em autores como Kotler (2007), Keller (2012) e Las Casas (2010). A segunda parte do trabalho é a aplicação dos conceitos visitados no caso prático. Para tanto, foram feitas análises da empresa analisada, de seus concorrentes e do mercado externo, com suas variáveis econômicas e socioculturais e a partir delas, definidas as estratégias e ações a serem aplicadas pela organização a fim de corrigir suas vulnerabilidades, visando obter a adequação de seu posicionamento no mercado, bem como maior alcance e lembrança de marca.

Palavras-chave: Marketing. Plano de marketing. Microempreendedor individual. Aromatizantes de ambientes. Mercado.

 

Título: Cancelado – um mockumentary sobre a espetacularização do “eu” na internet

 Autoras: Gabrielly de Carvalho Franco e Sarah Vieira Arruda

 Orientadora: Lara Lima Satler

 Resumo: O falso documentário é um formato cinematográfico que usa das características de um documentário real para criar obras ficcionais e roteirizadas. O fato de permitir a ironização e a troca entre o real e o imaginário possibilitou a experimentação deste formato, de modo que o objetivo deste projeto foi realizar um mockumentary nomeado “Cancelado”, desenvolvido com o intuito de satirizar a história de um personagem real a partir do conceito de “espetacularização do eu” na internet. Assim, a pergunta que guiou o projeto é como experimentar novas formas narrativas baseadas na observação e ironização de experiências em mídias sociais, a partir da exposição exacerbada da vida pessoal, para a criação de um mockumentary. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa bibliográfica e o diário de produção que acompanhou todo o processo da experimentação. Dessa forma, o trabalho apresenta todo o processo de desenvolvimento do filme, desde as pesquisas levantadas até a produção final.
Palavras-chave: falso documentário, mockumentary, espetacularização do eu, personagem real, Cancelado.

 

Título: O maior ativo da XP – uma análise do posicionamento de marca da XP Investimentos no mercado financeiro brasileiro

 Autora: Geovana de Sousa Santana

Orientadora: Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

 Resumo: Na atual conjuntura mercadológica extremamente competitiva, cabe às marcas encontrarem mecanismos de destaque no mercado em busca de inovação e diferenciação da concorrência. Considerando o contexto supercomunicativo, nota-se com o excesso de mensagens e canais de comunicação a constante disputa pela atenção do consumidor. Tal fenômeno é intensificado pelo desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. Posto isso, o grande desafio das marcas se traduz em ter relevância suficiente para se destacar frente às opções do mercado. Assim, as decisões estratégicas se definem em prol da relevância comunicativa, conforme as escolhas do consumidor partem da força e do valor de marca, construídos com táticas de diferenciação e constância nesse processo. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo compreender como o processo de posicionamento possibilita a construção de marcas fortes no mercado. Procura-se estruturar o modelo construtivo pelo qual esta ferramenta se torna relevante no contexto elaborado, assim como suas adaptações e atualizações que culminam no reposicionamento das marcas. Para tanto, utiliza-se como procedimento o estudo de caso, entendendo a XP Investimentos, maior corretora de investimentos do mercado financeiro brasileiro, como forte exemplar nesse contexto. Em termos teóricos, a investigação está fundamentada em autores como Kotler (2012), Hooley (2011), Ries e Trout (2009) e Aaker (1998).
Palavras-chave: Posicionamento; Marcas; Diferenciação; Estratégia.

 

Título: #SOUMAISQUEUMRÓTULO: uma análise semiótica da campanha da marca natura

Autora: Graziela Gondim de Carvalho

Orientadora: Prof.ª Ms. Letícia Segurado Côrtes

Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a campanha #SouMaisQueUmRótulo, da marca Natura, veiculada no ano de 2019, onde dezoito protagonistas buscaram chamar a atenção sobre os rótulos que são impostos às mulheres, seja pela personalidade, aparência ou até mesmo pela idade delas, confluindo na questão-problema desta pesquisa: de que modo foi construída a ideia de representatividade e empoderamento feminino na campanha #SouMaisQueUmRótulo da Natura? Partindo desta questão, o objetivo geral do trabalho foi analisar a campanha e entender como o som e a imagem, aliados, ajudaram a marca a transmitir uma mensagem de representatividade e empoderamento feminino. Ademais, o trabalho teve como objetivos específicos entender como a ideia de padrão de beleza feminina, voltada para o corpo, modificou-se desde a pré-história até à contemporaneidade; compreender como a Publicidade vem mudando na questão da representatividade feminina em campanhas; e analisar como foi desenvolvida a campanha #SouMaisQueUmRótulo, descrevendo a maneira que ela foi construída visualmente. Com o intuito dessa verificação da questão-problema e de alcançar os objetivos propostos, a metodologia adotada foi a análise semiótica peirceana fundamentada nos estudos de Lucia Santaella (2002) da campanha descrita.
Palavras-chave: Corpos femininos. Publicidade. Representatividade feminina. Beleza. Empoderamento feminino.

 

Título: Rede Kalunga Comunicações – estratégias de resistência, visibilidade e mobilização para o fortalecimento do maior território quilombola do Brasil

 Autor: Hígor de Torres Costa

 Orientador: Magno Medeiros

 Resumo: Em um contexto de escassez de informações voltadas à população quilombola do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, este trabalho busca analisar os processos midiáticos da Rede Kalunga Comunicações. Trata-se de um portal de comunicação historicamente construído para fortalecer narrativas e lutas, sendo amplamente reconhecido na região por proporcionar conscientização e formação política. O objetivo é apresentar estratégias da comunicação que conferem protagonismo e autonomia, a partir de temáticas como a invisibilidade destes povos perante a sociedade. Para tanto, a metodologia utilizada foi notadamente Estudo de Caso. Para tanto, foram utilizados notícias e dados estatísticos divulgados pela mídia, e especialmente aqueles disponíveis no instagram. Já o processo metodológico foi a pesquisa participante, estabelecendo uma maior compreensão da realidade local. Assim, foi possível identificar as melhores estratégias e o que poderia ser melhor desenvolvido, como a construção de uma rádio comunitária que chegasse a grande parte dessas pessoas que tanto precisam de inclusão e acesso à comunicação. Entre as estratégias adotadas pela Rede, pode-se mencionar a busca pela visibilidade da comunidade como forma de mobilização e de reafirmação da sua histórica prática de resistência.

Palavras-chave: Comunicação. Identidade. Representatividade. Quilombo Kalunga. Rede Kalunga.

 

Título: Tropa da Lacoste – uma análise cultural sobre as articulações entre rap, funk e o consumo da grife no Brasil

 Autoria: Júlia Silva Guedes

Orientadora: Ana Júlia de Freitas Carrijo

 Resumo: Este trabalho aborda as articulações entre rap, funk e o consumo simbólico-cultural da Lacoste no Brasil, tendo como objeto de análise o editorial Tropa da Lacoste (2021). Deste modo, o objetivo geral é compreender, por meio da análise do editorial, de que maneira as apropriações periféricas da marca Lacoste, mediadas pela visibilidade do funk e do rap, produzem novos sentidos para a imagem da grife no Brasil. Estruturamos a discussão teórica visando responder ao problema de pesquisa: como as apropriações periféricas da marca Lacoste, expressas no editorial Tropa da Lacoste (2021) e mediadas pela visibilidade do funk e do rap, produzem novos sentidos para a imagem da grife no Brasil?. Neste sentido, articulamos o campo cultural ao campo do marketing e discutimos a relação entre rap, funk e o consumo simbólico das grifes na periferia, a marginalização da cultura periférica e o posicionamento mercadológico da Lacoste no Brasil. Quanto à metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa, que tem como método a Análise Cultural operacionalizada pelo modelo Codificação/Decodificação, proposto por Stuart Hall (2003). Ainda adotamos a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a análise da imagem como procedimentos técnicos complementares. A realização desta pesquisa nos atentou para a necessidade da inclusão de produções materiais e simbólicas da periferia nos debates sociais, mercadológicos e acadêmicos.

Palavras-chave: consumo cultural; apropriações; rap e funk; Lacoste.

 

Título: Reflexões sobre os impactos gerados pelo uso de filtros embelezadores do Instagram no desenvolvimento de concepções estéticas e suas implicações no mercado da beleza

Autora: Laryssa Ribeiro de Sousa

Orientadora: Janaína Vieira de Paula Jordão

 Resumo: As reflexões sobre os impactos gerados pelo uso de filtros embelezadores do Instagram são de suma importância para se entender o desenvolvimento das concepções estéticas e suas implicações no mercado da beleza. Sendo assim, o presente trabalho procura compreender como os processos da tecnologia e da realidade aumentada vem moldando a maneira como as pessoas se relacionam com o seu próprio corpo, se existem consequências disso no mercado da beleza no Brasil e quais são elas. Assim, um dos principais objetivos do trabalho é expor compreensões profundas das relações dos indivíduos com a tecnologia, a maneira como eles lidam com aparência e em que nível aceitam o consumo para satisfazer padrões. 
Palavras-chave: Instagram; Filtros; Redes Sociais; Consumo; Mercado Da Beleza.

  

Título: Cartografias sentidas, o folclore do fim: um fotolivro a partir do álbum Folklore de Taylor Swift

Autores: Laura Sousa Ramalho e Paulo Fernando Tomaz Junqueira

Orientadora: Ana Rita Vidica

Resumo: Projeto experimental, executado como Trabalho de Conclusão de Curso, no qual se propõe a criação de um fotolivro criado a partir do olhar da cartografia sentimental, uma teoria de Suely Rolnik (2016) inspirada no conceito trazido por Gilles Deleuze de “mapas”. “Cartografias sentidas, o folclore do fim” é materializado como um fotolivro, sendo visto como plataforma de criação e uma maneira de pensar por imagens, montadas a partir da conexão entre texto verbal e visual. O projeto apresenta e discorre a possibilidade de memórias imaginadas serem criadas através da conexão entre fotografia e música que ganha o formato de um fotolivro e está aberto ao olhar do outro.

Palavras-chave: Taylor Swift; Folklore; Cartografia Sentimental; Fotolivro; Fotografia.

 

Título: Comunicação Pública Rural em Ambiente Digital -  Um estudo de caso do Facebook da Emater do Estado de Goiás

Autor: Marcos Paulo de Souza Ferreira

Orientador: Magno Medeiros

Resumo: O presente trabalho busca examinar as estratégias de comunicação digital desenvolvidas pela Emater Goiás dirigidas ao produtor rural no Facebook, compreendendo até que ponto esta comunicação se faz eficaz na ampliação da participação social e desenvolvimento da cidadania, concebida a partir da comunicação pública rural. Nesse sentido, o trabalho busca compreender, em primeiro momento, o que é definido como comunicação pública, a partir de autores como Brandão (2006, 2013), Cortina (2005), Canclini (2006), Duarte (2007), Matos (2013), Mainieri (2016), Medeiros e Chirnev (2021) e Zémor (1995) e suas possíveis implicações para o desenvolvimento da cidadania por meio da internet, levando em consideração os processos de criação de presença digital da comunicação pública, trazemos Bustamante (2010), Castells (2003), Côrrea (2015), Gomes (2004) e Levy e Lemos (2012). A partir disso, o trabalho se volta para a comunicação rural, e busca trazer uma discussão crucial da comunicação para o campo, utilizando autores como Bordenave (1988), Romani (2014), Moreira (2018), Thompson apud Mainieri (2016) e Vieiro e Silveira (2011) e assim chegar a uma possível terminologia do que seria uma comunicação pública rural. A presente pesquisa se configura como um estudo de caso qualitativo. É nesse sentido que o trabalho busca realizar uma análise de conteúdo, segundo Bardin (1977) por meio da análise temática categorial na página do Facebook. A partir da análise foi possível concluir que as publicações que cumprem os 12 princípios da comunicação pública relacionados à transparência da eficácia da Emater enquanto instituição pública, tendo como base a obrigação de prestar contas e garantir o acesso cidadão às informações de seu interesse são as que geram maior número de usuários interessados e, portanto, as que mais contribuem para a ampliação da cidadania.
Palavras-chave: Comunicação Pública, Comunicação Rural, Mídias Sociais, Facebook    

 

Título: Retratos do silêncio – um filme-ensaio inspirado em Manoel de Barros sobre o valor do vazio na sociedade da informação e do cansaço

Autores: Marcos Carilli Gordo Ferreira, Saulo Inácio Veiga Filho e Thales Eduardo Custódio de Melo

Orientadora: Janaína Vieira de Paula Jordão

Resumo: Este trabalho tem como objetivo produzir um filme-ensaio de curta-metragem intitulado como Retratos do Silêncio que discute e promove reflexões analíticas sobre a realidade social do tempo corrente, que vive um momento de bombardeio de informações atrelado a um modo de vida com ritmo acelerado. Com o intuito de construir uma obra que funcione como expressão artística com amparo teórico, a pesquisa bibliográfica foi utilizada a fim de fornecer os conceitos necessários sobre modernidade, Sociedade da Informação, Sociedade do Cansaço, roteirização (baseada nas concepções de McKee) e para intertexto com a obra de Manoel de Barros. Como resultado, obtemos um filme de curta duração que sintetizou adequadamente o desejo dos autores de levantar questionamentos sobre a contemporaneidade sem fincar respostas, permitindo aos espectadores atingir as próprias conclusões.

Palavras-chave: Informação. Silêncio. Cansaço. Cinema. Poema.

Link do filme-ensaio: https://drive.google.com/drive/folders/19eSyXf9MYxw3u84qxCfuHRUx51ekQJ9V

 

Título: Fashion filme remenda – anticorpo e a luta contra o insustentável vírus do consumo de moda negligente

Autor: Thúllio Gabriel Santos Barbosa

Orientadora: Letícia Segurado Côrtes


Resumo: Este projeto experimental teve, como intuito, analisar as possibilidades de comunicação sustentável por meio de um fashion film utilizando a marca de moda de reuso Anticorpo como objeto de estudo, aprofundando nas teorias de moda, consumo e comunicação de moda, fashion film e upcycle. Através de autores como Lipovetsky (2009), Svendsen (2010), Sant'Anna (2016), Rees-Roberts (2018), Salgueiro e Lima (2021) dentre outros, foi possível entender as problemáticas do consumismo de moda e suas consequências no meio-ambiente. O trabalho buscou responder a questão-problema: “como advertir a necessidade de um consumo de moda consciente e sustentável por meio de um fashion film da marca de moda de reuso “Anticorpo”?”, tendo como objetivo geral determinar os impactos negativos do consumismo no segmento de moda que negligencia a sustentabilidade através da produção de um fashion film e tendo como objetivos específicos: analisar o consumo e a comunicação de moda a partir de fashion films; identificar métodos visuais de advertir a necessidade de um consumo de moda consciente e sustentável e realizar um fashion film como produto da pesquisa do projeto experimental, de forma que influísse nas características de possíveis abordagens de conscientização através de um produto audiovisual e simultaneamente anunciar peças produzidas de modo consciente e sustentável, conciliando o papel de comunicar as pautas inquietantes e urgentes sobre o futuro da sociedade e do planeta, retratando, através da arte, a necessidade de repensar o consumo exagerado da moda e auxiliar na criação de novos valores que vão de encontro à produção massificada de produtos têxteis.
Palavras-chave: Consumo de Moda. Upcycle. Comunicação de Moda. Fashion Film.

 

Título: Fashion Films: estratégias publicitárias híbridas no marketing contemporâneo de moda

 Autor: Victor Hugo Pereira

Orientador: Rodrigo Cássio Oliveira

 Resumo: Frente a uma necessidade crescente de se produzir conteúdos de publicidade capazes de capturar e reter a atenção do público moderno através do entretenimento, os Fashion films surgem como um tipo de filme publicitário típico do nicho de moda, cada vez mais utilizados para a divulgação de conceitos e valores que estreitam a relação marca/consumidor. Este trabalho se propõe a compreender a utilização de práticas publicitárias contemporâneas em audiovisual no marketing de moda. Para tal, parte-se da análise fílmica de três fashion films buscando entender a aplicação de um discurso híbrido comercial e experimental apropriado das linguagens publicitária e cinematográfica. Por fins de contextualização, os objetos de estudo selecionados datam de um mesmo período influenciado pela pandemia da Covid-19, evidenciando a inserção de discursos e valores de marca em sua comunicação publicitária frente aos contextos sociais. Foi possível, então, identificar o uso de padrões da publicidade contemporânea nos filmes e categorizá-los a partir da forma como lidam com essas ferramentas.
Palavras-chave: Moda; Marketing; Branded Content; Fashion Film; Cinema; Publicidade.

 

Título: Marketing Digital: A importância das mídias sociais para a competitividade das micro e pequenas empresas

Autor: Vinicius Rodrigues Sousa

Orientador: Arnaldo Alves Ferreira Júnior

Resumo: Os avanços tecnológicos na área da comunicação, especialmente com a criação das mídias sociais, tornaram o ambiente virtual um cenário propício para o cultivo das relações entre empresas e clientes. Isso se torna oportuno para as micro e pequenas empresas (MPEs), que enfrentam contínuos desafios de competitividade, sendo que a maior exposição ao público e o relacionamento estabelecido com ele pode representar um ponto de alavancagem do negócio. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar a importância e influência das mídias sociais para o negócio de micro e pequenas empresas. Os objetivos específicos, por sua vez, visaram caracterizar as mídias digitais, com foco para as redes sociais; destacar os benefícios dessas mídias para as micro e pequenas empresas; e identificar as limitações e desafios das mídias sociais para as micro e pequenas empresas. Para o alcance de tais objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa com meios bibliográficos no levantamento dos dados. Os resultados mostraram pensamentos convergentes dos autores consultados sobre a utilização das mídias sociais como uma estratégia fundamental para que as MPEs consigam atingir o seu público-alvo e manter um bom relacionamento com ele. Logo, observou-se que a exploração das mídias sociais, em especial das redes sociais, permite às MPEs o aumento da visibilidade da sua marca e a alavancagem das vendas, o que contribui para o aumento da sua competitividade no mercado. Entretanto, existem certas limitações impostas a estas empresas em termos de conhecimento gerencial e tecnológico que exigem o delineamento de estratégias para o aproveitamento de todo o potencial das mídias sociais.

Palavras-Chave: Mídias Sociais. Redes Sociais. MPEs. Competitividade.